01/08/2019

Formandos da 147ª turma da Federal do Paraná fazem seus registros no Conselho

Solenidade de entrega dos diplomas aos 90 novos médicos ocorreu na última sexta-feira (26) e inscrições começaram já na segunda-feira (29)

O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná formou a sua 147ª turma na noite de 26 de julho, em solenidade que teve lugar no Teatro Guaíra, em Curitiba. A primeira mulher a se formar em Medicina e também a primeira a integrar a docência, a Professora Maria Falce de Macedo emprestou nome à turma. Parte dos 90 alunos já iniciou o processo ou obteve a sua inscrição no Conselho Regional de Medicina do Paraná ao longo desta semana. A quinta escola de formação médica a ser criada no Brasil, em 1912, a UFPR completa este ano o 100º aniversário da primeira turma de graduação.

clique para ampliarclique para ampliarDras. Sara, Ana Beatriz, Bruna e Mariana. (Foto: CRM-PR)

Na segunda-feira (29), as médicas Mayra Coimbra Gonçalves, natural de Londrina (PR), e Chrysthal Rosiane Aversvald Haurani, natural de Curitiba e filha do médico cardiologista e professor Semi Haurani, estiveram entre os primeiros da turma a receber seus números de CRM: 42.504 e 42.501, respectivamente. Tiveram recepção pelo presidente do CRM-PR, Roberto Yosida. Na terça (30), outras três componentes do grupo foram recepcionadas no Conselho, as Dras. Ana Karolina Luchtenberg Cassel (CRM-PR 42.536), natural de Várzea Grande (MT); Bruna Caroline Moreira de Castilho (42.534), natural de Porto União (SC); e Bárbara Luiza Charneski (42.535), natural Curitiba.

O Dr. Guilherme Gunther Paluda esteve na quarta (31) para fazer a inscrição (42.549). Estava acompanhado pela esposa Tainini Vogelmann e a filha bebê. Foram recebidos pelo funcionário Pedro de Barba, que é primo do Dr. Guilherme, o qual pretende fazer clínica médica e depois cardiologia.

clique para ampliarclique para ampliarDras. Ana Karolina Luchtenberg Cassel, Bruna Caroline Moreira de Castilho e Bárbara Luiza Charneski. (Foto: CRM-PR.)

Nesta quinta-feira (1º), dentre os novos médicos que estiveram fazendo seus registros no Conselho de Medicina aparecem as Dras. Ana Beatriz de Meira (CRM-PR 42.576), Mariana Cordeiro Vianna (42.575), Bruna Fernanda Battistuzzi Barbosa (42.574) e Sara Resende Machado (42.573).

O Dr. Danilo Vicente dos Santos (42.530), natural de Curitiba, obteve o seu registro, assim como os colegas Dra. Juliane Ferreira (42.545), de Ponta Grossa; Marian Hanae Oda (42.531), de Curitiba; Gabriela Romaniello (42.532), de Curitiba; Gabriel Lazaretti Mardegan (42.529), de Apucarana, Eduardo Schlindwein Stolt (42.528), de Chapecó (SC); e Isabela Gomes da Silva (42.497), natural de São Paulo.

Após assinar o seu diploma na UFPR, a Dra. Isabela registrou nas redes sociais: “Uma assinatura para concluir esse ciclo; esses sete anos de lutas e recompensas. Foi muito choro, lutas diárias, muita frustração, muita engolição de sapo e muito textão pra conseguir lidar com esses sete anos. Mas também foram sete anos de muitas amizades novas, professores exemplares, experiências inigualáveis e ensino de primeira qualidade. Sou eternamente grata à UFPR e me comprometo a defendê-la com unhas e dentes, pois sei que os futuros egressos desta instituição, que visa sempre melhorar, serão infinitamente mais bem preparados e dispostos a praticar suas profissões com dedicação ímpar e orgulho de ser UFPR.”

clique para ampliarclique para ampliarFormandas da 147ª turma, com a Dra. Isabela (1ª à direita). (Foto: Arquivo pessoal.)

Federal do Paraná

Durantes estes mais de 100 anos, a hoje UFPR passou por diversas denominações: Curso de Medicina e Cirurgia, em 1913; Faculdade de Medicina do Paraná, em 1920; Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, em 1946; e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1965. Desde 1973, com a ocorrida reforma universitária brasileira, é denominado de Curso de Medicina do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.

O curso médico no Paraná foi autorizado em 1912 e teve a sua primeira turma em 1914. Os cursos que o antecedem são Universidades Federais da Bahia e Rio de Janeiro, em 1808; do Rio Grande do Sul, em 1898; e de Minas Gerais, em 1911.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios