29/01/2008

Formatura e Posse dos Residentes do HC reúne mais de 150 profissionais na sede do Conselho

Cerca de 150 Médicos Residentes Integrantes dos programas de Residência Médica do Hospital de Clínicas da UFPR participaram da solenidade de Conclusão e Posse, realizada no dia 29 de janeiro (terça-feira), no Auditório da sede do CRM-PR, em Curitiba. Na ocasião, o presidente da "Casa do Médico", Gerson Zafalon Martins, esteve presente compondo a mesa e, em seu discurso aos colegas, apresentou a história da Constelação de Ophiuchus (parte da decoração da sede do Regional). Na mitologia grega, a constelação é a representação de Asclépio, filho do deus Apolo. Ele dominava muito bem os conhecimentos médicos e, por ter ressuscitado um morto, recebeu um castigo de Zeus e foi conduzido ao Olimpo. Entretanto, reconhecendo seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova, e passou a ser representado no firmamento pela Constelação de Ophiuchus. O presidente do CRM-PR convidou todos os presentes a ressuscitar sempre em seus pacientes a esperança e a vontade de viver e disse que todos devem ter muito orgulho de fazer parte da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
Entre os presentes, destaque aos Doutores Giovanni Loddo, diretor-geral do HC, Carlos Augusto Moreira Junior, reitor da Universidade, e Claudete Reggiani, coordenadora do curso de Medicina da UFPR.

Em seu discurso, o diretor do hospital citou uma pesquisa da Revista Saúde, realizada entre médicos, que aponta o HC entre os cinco melhores Hospitais Universitários do País. E o reitor aproveitou para dizer que sente orgulho de trabalhar em uma instituição como a Federal. No evento ele comentou ainda que, em visita ao seu gabinete, o presidente do CRM-PR convidou-o para participar da Assembléia dos Médicos do Brasil, a ser realizada no dia 06 de março deste ano, na Praça Santos Andrade - atividade do Encontro Nacional dos CRM´s (I ENCM 2008). Para ele, a maioria dos médicos não valoriza a política "e, portanto, é comandada por quem faz política". "Convido todos vocês a participar deste evento, que tem como objetivo discutir o financiamento da saúde em nosso país", afirmou. Em seguida, entregou o certificado de residência médica a um dos formandos, representando os demais.



História

"Na mitologia grega, a Constelação de Ophiuchus corresponde a Asclépio, filho do deus Apolo e da ninfa Corônides. Asclépio dominou tão bem os conhecimentos médicos que teria ressuscitado um morto. Furioso, Hades, o deus da morte, pede a Zeus o seu fim, com o argumento de que, caso continuasse a ressuscitar os mortos, não haveria mais diferença entre deuses e mortais. Zeus, então, fulmina Asclépio com seus raios e este é conduzido ao Olimpo por seu pai Apolo. No entanto, como tributo a seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova, e passou a ser representado no firmamento pela Constelação de Ophiuchus.

Ophiuchus, o Serpentário, é uma constelação do zodíaco que representa-se como um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação."

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios