18/07/2019

Fórum Pró-SUS vai debater perspectivas de trabalho médico na saúde pública

Mais Médicos e carreira médica federal aparecem entre os temas em destaque no debate, que ocorrerá dia 23 de julho terá a presença do ministro da Saúde Henrique Mandetta

As perspectivas de trabalho do médico no Sistema Único de Saúde (SUS) serão debatidas no II Fórum Nacional Pró-SUS, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no dia 23 de julho, em Brasília. O evento vai debater temas como carreira médica federal, o programa Mais Médico e residência médica. O ministro da saúde, Henrique Mandetta, está entre os convidados para ser conferencista. A abertura será feita pelo presidente do CFM, Carlos Vital, e o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Donizetti Giamberardino Filho.

A secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Isabel Correa Pinheiro, será a palestrante da conferência “Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica”. Em seguida, está programada a mesa redonda “Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica”, que vai abordar as visões da Associação Brasileira de Medicina Coletiva (Abrasco), do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e as perspectivas da Atenção Primária em Saúde e do Sistema de Acreditação das Escolas de Medicina (Saeme).

No horário da tarde, Caio Luiz de Almeida Vieira vai proferir a conferência “Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos”. Em seguida, representantes dos hospitais filantrópicos, do Conasems, da AMB, da Fenam, da FMB e do Ministério Público do Trabalho (MPT) vão falar na mesa redonda “Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos”.

As discussões das mesas redondas serão resumidas e apresentadas ao final do Fórum em forma de relatório. Além do ministro Henrique Mandetta, também devem participar da mesa de abertura, ao lado do presidente do CFM, Carlos Vital, e do coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira; o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Jorge Darze; o presidente da Federação Médica Brasileira, Casemiro dos Reis Junior; e o segundo secretário da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Francisco de Assis Romeiro Figueroa Benício Coelho.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios