10/02/2021

Fórum dos Conselhos Profissionais da Saúde cobra transparência no alcance da vacinação em Curitiba

Pedido à SMS pede definição dos critérios de forma objetiva e retome imediatamente, ainda que de forma escalonada, a imunização dos profissionais inscritos e listados. CRM-PR emite nota de esclarecimento aos médicos

O Fórum dos Conselhos Profissionais da Saúde do Paraná (FCRAS-PR) cobrou da Prefeitura Municipal de Saúde de Curitiba a definição dos critérios de prioridade na vacinação. Durante reunião realizada na tarde da última terça-feira (9), que envolveu os órgãos representativos das profissões regulamentadas da saúde, Ministério Público do Paraná, MP do Trabalho, Defensoria Pública da União e Secretaria de Saúde de Curitiba, o FCRAS insistiu para que a autoridade municipal defina os critérios de forma objetiva e os comuniquem amplamente, além de retomar imediatamente a imunização, ainda que de forma escalonada, dos profissionais inscritos e listados.

Os Conselhos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária, Terapia Ocupacional, Farmácia, Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, atendendo à solicitação da SMS, tinham encaminhado as listagens dos profissionais com registro ativo em seus cadastros.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná emitiu nota de esclarecimento nesta quarta-feira (10), ante ao questionamento de médicos sobre o não chamamento para a etapa de vacinação. O CRM-PR acentua ter enviado, na íntegra, todos os dados solicitados pelas secretarias municipais de saúde do Estado. E reforça: "A partir desse envio, nenhum Conselho de Profissões Regulamentadas tem qualquer tipo de ação sobre o tratamento dos dados, escalonamento, aplicativos, agendamentos e reagendamentos. Tais atribuições não são de alçada do CRM-PR e sim de competência legal das autoridades sanitárias."

O Conselho de Medicina destaca ainda ter oficiado as autoridades "para que todos os médicos recebam a vacina por ser cadastro de reserva", e que "ações de outros órgãos não devem ser ônus do CRM-PR, eis que não são de sua responsabilidade determinada por Lei".

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios