19/02/2008

Fórum sobre micobactérias reuniu mais de 250 profissionais no CRM


O Conselho de Medicina do Paraná promoveu na noite da última segunda-feira (18) evento inédito para debater os vários aspectos que envolvem a infecção por micobacteriose de crescimento rápido em procedimentos cirúrgicos de videocirurgia, com ênfase na troca de experiências entre os Estados do Rio de Janeiro e Paraná.

O "Fórum: Infecção por micobactérias em videocirurgias" reuniu 216 participantes no auditório da sede do CRM-PR, em Curitiba, e outros 48 na Regional de Maringá, para onde o evento foi transmitido por videoconferência. O Fórum contou com a participação dos presidentes do CRM, Gerson Zafalon Martins, a AMP, José Fernando Macedo, e de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Sociedades de Especialidades Médicas, hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, departamentos de Vigilância e Controle de Infecção Hospitalar, entre outros.

A primeira palestra da noite foi ministrada pela médica e diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Regina Luhn, com o tema "Situação Atual da Infecção no Estado do Paraná". De acordo com ela, o número de casos já confirmados de infecção por micobacteriose de crescimento rápido, é um alerta para a importância da prevenção, controle e difusão de informação sobre a doença entre os profissionais da saúde.

Para falar sobre a "Situação atual da infecção no Rio de Janeiro", estado com cerca de 1000 casos confirmados da doença, o evento contou com a participação da infectologista, conselheira corregedora e responsável pelo Grupo de Micobacterioses do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Marília de Abreu Silva.
Outros dois médicos membros das Câmaras Técnicas de Cirurgia Videolaparoscópica e de Doenças Infecciosas e Parasitárias e de Controle de Infecção Hospitalar (DIP) do Cremerj, também ministraram palestras no fórum. Entre eles, a infectologista que atua na área de Infecção Hospitalar, Marisa Silva, falou sobre a "Visão do Infectologista/ Infecção Hospitalar" e o cirurgião e membro do Grupo de Micobacterioses do Cremerj, José Luis de Souza Varela, sobre "Visão Atual do Cirurgião".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios