12/05/2022

GIT apresenta portal que presta serviço de apoio gratuito à publicação científica para especialistas

Terceira edição online tem duração de 40 minutos, na manhã de 13 de maio. Proposta visa suprir suprir lacuna e oferecer suporte na produção de conteúdo acadêmico-científico nas várias áreas médicas

Em abril último, foram inaugurados os primeiros encontros online do Gastrointestinal Intervention Team (GIT), com o objetivo de fomentar a atualização e aprimoramento profissional através da discussão de casos clínicos e produção gratuita de conteúdo acadêmico-científico para especialistas. A terceira edição, a primeira de maio, vai ocorrer na próxima sexta-feira (13). Os temas em destaque serão “Ablação Endoscópica por Radiofrequência para Câncer Esofágico Precoce em Esofagite Cáustica” e “Artes Médicas: ciências, educação e ensino”. Começa às 6h30 da manhã, tem duração de 40 minutos e é gratuita, mas exige credenciamento prévio.

Como esclarecem os idealizadores do projeto, o time da GIT oferece discussão de casos clínicos de forma inovadora e dinâmica em encontros online bimensais com a participação de especialistas renomados com conhecimento científico-acadêmico amplo. O objetivo é prestar um serviço gratuito de apoio à publicação, fomentando a atualização para o desenvolvimento profissional de especialistas.

clique para ampliarclique para ampliarMaterial de divulgação da GIT, que oferece equipe de apoio na produção científica. (Foto: Reprodução)

O GIT foi idealizado há 15 anos, quando o artista médico Rodrigo Tonan e o médico Eduardo Bonin identificaram uma dificuldade na contratação de serviços de apoio à publicação científica brasileira, que era a sua fragmentação. Nesse intervalo de tempo, adquiriram conhecimento e experiência seguindo trajetórias profissionais independentes.

Em um reencontro eventual ocorrido em agosto de 2020, reviveram as ideias e decidiram que era o momento de tirá-las definitivamente do papel. Surgiu assim o conceito de um serviço de excelência multiprofissional dedicado ao apoio na produção de conteúdo acadêmico-científico, a “Mentovery - Scientific Development”.

O primeiro passo da Mentovery foi criar um time de publicação, fomentando a atualização e aprimoramento profissional através de produção de conteúdo acadêmico-científico em saúde, que deu origem ao GIT (“Gastrointestinal Intervention Team”). De acordo com os mentores, todo o projeto foi centrado no desenvolvimento de uma plataforma online dentro do escopo de um fellowship, aliada a parcerias interinstitucionais.

“Considerando que atualmente muitos médicos têm dificuldades em escrever conteúdo acadêmico-científico para apresentações em atividades acadêmicas, congressos e publicações em revista, o GIT oferece a oportunidade de submeter casos clínicos para que sejam apresentados em encontros online bimensais e a possibilidade de publicação, com assistência necessária para o desenvolvimento e divulgação”, esclarecem os diretores do grupo, ressaltando que “também oferece um grupo de membros gratuito, onde, após a realização de um breve cadastro, o usuário tem acesso aos encontros e a todo o conteúdo educativo disponível no portal”.

Quem são?

Rodrigo Tonan é diretor de Artes Médicas do GIT. Artista médico graduado em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes com 25 anos de experiência em anatomia, cirurgias e exames. Já atuou em diversos hospitais de referências nacionais e internacionais. Conta hoje com mais de 700 publicações nacionais e internacionais na área médica como autor e colaborador e com reportagens e trabalhos premiados como o Cun Lade e Jabuti.

Eduardo Bonin é médico (CRM-PR 15.802 e CRM-SC 23.549) e diretor do Departamento Científico do GIT. Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná. Ex-pesquisador da Mayo Clinic (EUA), onde atuou na Unidade de Endoscopia Avançada. Possui diploma de especialização em Gastroenterologia e Ecoendoscopia pela Universidade de Aix-Marseille (França). Possui formação clínica e acadêmica em cirurgia digestiva, gastroenterologia e endoscopia digestiva, com ênfase em procedimentos minimamente invasivos incluindo intervenções endoscópicas avançadas. Detém, ainda, vasta experiência em publicações, com índice H 12 na Web of Science, dentre revistas nacionais e internacionais.

Serviço:

O próximo encontro online (3°) ocorre no dia 13 de maio de 2022, às 6h30 da manhã. O link de acesso é enviado por email após cadastro no site: git.mentovery.com.br

Tema: “Ablação Endoscópica por Radiofrequência para Câncer Esofágico Precoce em Esofagite Cáustica”.

Apresentador: Dr. Eduardo Bonin

Debatedor: Dr. Paulo Mafra (Joinville/SC)

Início 6h30 (Horário de Brasília)

6h30 – 6h35: Apresentação da agenda do dia

6h35 – 6h55 (20 minutos): GIT BOARD | Apresentação do caso e discussão

Tema: “Artes Médicas: ciências, educação e ensino”.

Palestrante: Rodrigo Tonan

6h55 – 7h10 (15 minutos): GIT ACADEMY | Apresentação e discussão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios