30/10/2006

GREVE NACIONAL DOS MÉDICOS RESIDENTES

A Assembléia Geral da AMERERJ, Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro, amanhã, dia 31 de outubro, será no Hospital Municipal Souza Aguiar às 13 horas.

A pauta será a Greve Nacional dos Médicos Residentes a partir de 1o de novembro/2006, aprovada no 40o Congresso Nacional de Médicos Residentes em Gramado (RS). com as seguintes as reivindicações:

1) Reajuste da bolsa-auxílio "congelada" há mais de 05 anos e perda inflacionária maior que 50% no período. Atualmente o Médico Residente recebe menos de R$ 6,00 por hora. Os Médicos Residentes lutam para que seja editada Medida Provisória para o reajuste imediato da bolsa-auxílio. O MEC acenou positivamente, mas no momento o processo encontra-se paralisado no Ministério da Saúde, apesar da concordância de ambos os ministros com as alterações propostas. Após aprovação o processo será encaminhado à Casa Civil, onde provavelmente também encontraremos resistência. Feito isso o processo deverá passar pela Presidência da República e ser aprovado no Congresso Nacional.

2) Melhoria das condições de trabalho - Atualmente as instituições públicas de saúde não oferecem condições mínimas para o exercício ético-profissional. A saúde no estado do RJ encontra-se em permanente estado de calamidade pública. Os médicos Residentes respondem por 70% dos atendimentos na rede pública de saúde e representam o maior serviço social na área de saúde.

3) Respeito à carga horária semanal máxima de 60 h determinada em Legislação Específica.


OUTRAS INFORMAÇÕES NOS SITES :
bolsaresidente.com.br e amererj.com.br



Fonte: Cremerj

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios