16/01/2007

Gerson Zafalon vai presidir CRM nos próximos 20 meses

A nova diretoria do Conselho de Medicina do Paraná para os próximos 20 meses foi eleita na reunião plenária n. 1860, realizada na noite de 15 de janeiro, na sede da instituição, em Curitiba. A chapa única homologada pela Comissão Eleitoral, denominada "Dr. Wadir Rúpollo" e que foi aclamada pela maioria dos 33 conselheiros presentes, foi encabeçada pelo atual vice-presidente do CRM e também conselheiro federal Gerson Zafalon Martins. A posse oficial do novo grupo de trabalho vai ocorrer na plenária de 29 de janeiro, com a solenidade festiva ocorrendo na primeira quinzena de fevereiro.

O atual corpo conselhal elege, assim, a terceira diretoria dentro da atual gestão do período de outubro 2003 a outubro de 2008, conforme estabelece o Regimento Interno do CRM. A mesma regra vale para as Delegacias Regionais que, do mesmo modo, indicaram ou estão indicando os seus diretores. O cargo de presidente do Conselho no primeiro terço do mandato foi cumprido pelo conselheiro Donizetti Dimer Giamberardino Filho, sucedido na função pelo par Hélcio Bertolozzi Soares, que na nova composição passa a responder como secretário-geral.

Gerson Zafalon Martins terá agora como vice-presidente o conselheiro Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, que vinha ocupando a 1.a secretaria. Esta função agora caberá ao conselheiro Sérgio Maciel Molteni). O 2.º secretário indicado é o Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, cabendo a função de tesoureira à Dra. Marília Cristina Milano Campos, que terá como adjunto o Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha. Para os cargos de corregedor titular e adjunto, que não são eletivos, a nova diretoria já indicou ratificou os nomes dos atuais ocupantes, os conselheiros Raquele Rotta Burkiewicz e Zacarias Alves de Souza Filho.

A sessão plenária que marcou a eleição da diretoria do CRM-PR foi aberta pelo presidente Hélcio Bertolozzi Soares que, em seguida, convocou a Comissão Eleitoral para os trâmites legais. Presidida pelo conselheiro Luiz Sallim Emed e integrada ainda pelos pares Zacarias Alves de Souza Filho e Donizetti Giamberardino Filho, a Comissão analisou e indeferiu o pedido de inscrição de uma segunda chapa, entendendo, sob o respaldo da Consultoria Jurídica do Conselho, que não estava adequada aos mecanismos legais vigentes. O conselheiro Carlos Ehlke Braga Filho chegou a apresentar propostas de trabalho e disse esperar que algumas delas possam prosperar na nova gestão.

O presidente eleito Gerson Zafalon assinalou que a nova função não vai conflitar com sua atividade de conselheiro federal, pois tem a expectativa de ocupar uma vice-presidência do CFM e poder trabalhar ainda mais em prol dos médicos paranaenses. Em seu conjunto de propostas para o período de fevereiro deste ano a outubro do ano que vem, Gerson Zafalon Martins dá ênfase para as atividades de educação continuada, tendo assegurado a continuidade do programa de telepatologia com a USP e inauguração de outros, como de exercícios clínico-bioéticos, de educação presencial e outro via internet, em convênio do CFM com AMB e com garantia de pontuação para recertificação de título de especialista. O conselheiro também pretende buscar uma maior proximidade com as escolas médicas, para fortalecimento do ensino ético e bioético, e com as entidades hospitalares, estimulando o funcionamento das Comissões de Ética e promovendo reuniões com integrantes do corpo clínico.

A valorização do profissional é outra preocupação do novo presidente, que pretende dar continuidade a programas em curso, como o da Saúde do Médico, e a investir em outras frentes, como a de dignosticar a atividade do médico na rede básica de saúde, nos Caps e Naps e na própria estrutura suplementar. A criação de Centro de Pesquisa do Conselho será outra preocupação, assim como o da recomposição ou ampliação das câmaras técnicas e comissões de trabalho. Além de maior atenção na esfera parlamentar, em defesa de projetos voltados à saúde e ao médico, Gerson Zafalon também pretende ampliar o potencial informativo do Conselho, inclusive resgatando o projeto dos Cadernos dos Conselhos, com temas médicos de relevância. Também projeta melhorar a infra-estrutura do Departamento de Fiscalização e a conclusão da informatização da Corregedoria.

Na esfera administrativa, outras propostas do presidente envolvem visitas às Delegacias e promoção de encontros regionais, cursos de treinamento para funcionários das unidades e extensão do programa de integração virtual das Regionais, para agilizar informações e abreviar custos. Ainda em seu mandato, Gerson Zafalon espera concluir a construção da sede da Regional de Londrina e as mudanças e ampliações necessárias à sede de Curitiba.

Clique aqui e leia matéria sobre o perfil do novo presidente.


Mandato do Dr. Hélcio

Com consciência de dever cumprido, Hélcio Soares vai deixar a presidência depois de cumprir uma etapa de trabalho intenso. "Tenho plena convicção de que as renúncias pessoais, familiares e profissionais tiveram o seu grau de compensação que se traduz pelo conjunto de feitos que elevam o médico, a Medicina e a imagem do Conselho por sua responsabilidade perante a sociedade", afirma em editorial publicado na última edição do Jornal CRM-PR (n.º 74). A expectativa é avançar na estruturação do exercício profissional, o que inclui a consolidação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, a regulamentação da Medicina, o plano de carreira na esfera do SUS e o basta à mercantilização do ensino médico.

Dentre as atividades realizadas durante sua gestão, Hélcio destaca a descentralização das atividades do Conselho e o incremento dos movimentos em defesa da regulamentação das competências médicas, da implantação da Classificação Hierarquizada e da qualidade do ensino médico. Durante esta gestão, também houve o fortalecimento das atividades de educação continuada, com destaque para as atividades de educação continuada em parceria com a AMP levadas às diversas regiões e as campanhas em defesa da sociedade que envolvem outras corporações, como Ministério Público, OAB, Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, Conselho de Farmácia, Vigilância Sanitária, Polícias Civil e Federal, Sociedades de Especialidade, Escolas Médicas, Federação dos Hospitais e ainda os meios de comunicação.

Dentre as ações, destaque para as voltadas a inibir a violência contra crianças e adolescentes, mulheres e idosos, a de contenção aos abusos na prescrição de anorexígenos, de ampliação da fiscalização de procedimentos relacionados à cirurgia plástica e outras da boa prática da Medicina. Ressalte-se, ainda, o programa de saúde do médico, que está sendo incrementando de modo a estimular o profissional a ter qualidade de vida e oferecer o mesmo exemplo a seus pacientes. Além disso, o CRM manteve a parceria com a USP, transmitindo mensalmente as telepatologias - importante instrumento de capacitação - desenvolveu o Programa de Educação Continuada em Biotética, com edições de março a novembro, contando para isso com o apoio da PUCPR. A segunda edição do Simpósio de Ética e Educação Médica foi realizada em agosto último, servindo como ponto de partida para um programa de atividades itinerantes com estudantes de Medicina.

Um dos momentos mais marcantes para o Conselho de Medicina do Paraná foi a realização do Simpósio Internacional que colocou em debate a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. A primeira reunião plenária mensal tornou-se um encontro temático, para debater grandes assuntos de interesse dos médicos, como a relação com os meios de comunicação, com o Ministério Público e farmacêuticos, além de avaliar a possível mudança do Código de Ética. Ainda na atual gestão foram feitos ajustes na estrutura física da Sede de Curitiba, inaugurada a sede de Cascavel com seu auditório e estão concluindo as etapas burocráticas para início das obras da sede de Londrina.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios