26/01/2007

Gerson Zafalon vai presidir Conselho de Medicina do PR

O conselheiro federal Gerson Zafalon Martins vai presidir o Conselho Regional de Medicina do Paraná nos próximos 20 meses. Recém-eleita, a nova diretoria vai concluir o último terço do mandato do atual corpo de conselheiros, cuja gestão começou em outubro de 2003 e vai terminar em 30 de setembro de 2008. A solenidade de posse da diretoria vai ocorrer no dia 15 de fevereiro, no auditório da Sede em CRM-PR em Curitiba, tendo a participação do presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, de outros conselheiros federais e também representantes de Conselhos Regionais. O evento terá em destaque palestra com o escritor Rubem Alves.


Gerson Zafalon Martins vinha ocupando a vice-presidência do Conselho do Paraná. Agora, ele sucede ao conselheiro Hélcio Bertolozzi Soares na função de presidente. O novo vice é Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho. Hélcio Soares passa a responder pela Secretaria-Geral, enquanto Sérgio Maciel Molteni e Wilmar Mendonça Guimarães ocupam a 1.ª e 2.ª Secretarias. A conselheira Marília Cristina Milano Campos passa a ocupar a tesouraria, tendo como adjunto o Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha. Raquele Rotta Burkiewicz e Zacarias Alves de Souza Filho foram reconduzidos às funções de corregedoria (titular e adjunto). Como estabelece o Regimento Interno, houve eleição nas 13 Delegacias Regionais do Conselho, com posse imediata das Diretores Regionais.



Propostas


O presidente eleito do CRM-PR diz que a nova função não vai conflitar com sua atividade de conselheiro federal e que pretende dar ampla atenção aos médicos paranaenses, em especial no que se refere aos programas de educação continuada. Ele anuncia a continuidade das atividades de telepatologia, fruto de convênio da USP com o CFM e o Conselho do Paraná, e a inauguração de outras, como de exercícios clínico-bioéticos, de educação presencial e outro via internet (convênio do CFM com AMB), todos com garantia de pontuação para recertificação de título de especialista. O conselheiro também pretende buscar maior proximidade com as escolas médicas, visando fortalecer o ensino ético e bioético, e com as entidades hospitalares, promovendo reuniões com integrantes do corpo clínico e estimulando o funcionamento das Comissões de Ética.

A valorização do profissional é outra preocupação destacada com Gerson Zafalon Martins, que pretende dar continuidade a programas em curso, como o da Saúde do Médico, e a investir em outras frentes, como a de diagnosticar a atividade do médico na rede básica de saúde, nos Caps e Naps e na própria estrutura suplementar. A criação de Centro de Pesquisa do Conselho é outra idéia a prosperar, assim como a de recomposição ou ampliação das câmaras técnicas e comissões de trabalho. Além de maior atenção na esfera parlamentar, em defesa de projetos voltados à saúde e ao médico, Gerson Zafalon também pretende ampliar o potencial informativo do Conselho, inclusive resgatando o projeto dos Cadernos dos Conselhos, com temas médicos de relevância. Ainda projeta melhorar a infra-estrutura do Departamento de Fiscalização e a conclusão da informatização da Corregedoria.

Na esfera administrativa, outras propostas do presidente envolvem visitas às Delegacias e promoção de encontros regionais, cursos de treinamento para funcionários das unidades e extensão do programa de integração virtual das Regionais, para agilizar informações e abreviar custos. Ainda em seu mandato, Gerson Zafalon espera concluir a construção da sede da Regional de Londrina e as mudanças e ampliações necessárias à sede de Curitiba, bem como de dotar as demais Regionais de toda infra-estrutura necessária para melhor atender aos médicos e a sociedade, em ações que têm o referendo do CFM.


Perfil


Gerson Zafalon Martins é natural de Tupã (SP) e tem 62 anos. Formado pela UFPR em 1971, especializou-se em Pneumologia. Foi diretor de hospital em Campo Largo, município da Grande Curitiba onde também integrou o Conselho Municipal de Saúde e Associação Médica local. Teve atividades de docência na Faculdade de Medicina Evangélica do Paraná e também exerceu a função de tesoureiro do Sindicato dos Médicos do Estado.

Compõe desde 1988 o quadro de conselheiros do CRM-PR, ocupando várias funções, a última delas a de vice-presidente. Durante cinco anos esteve na suplência do Conselho Federal de Medicina, ascendendo a titular em 1999, quando foi eleito por mais de 85% dos médicos paranaenses. No CFM ocupou ou ocupa várias funções e comissões técnicas. Uma de suas atribuições atuais é a de editor da Revista Bioética.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios