15/10/2008

Ginecologista de Curitiba vence concurso de monografia

Segundo lugar coube a psiquiatra que reside em Campinas (SP). Tema deste ano foi "Mortalidade materno-infantil: causas e soluções". Premiação vai ocorrer durante os festejos do Dia do Médico.



A 19.ª edição do Concurso de Monografia sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica do Conselho Regional de Medicina do Paraná teve o trabalho do médico Narcizo Leopoldo Eduardo da Cunha Sobieray, residente em Curitiba, classificado em primeiro lugar, conforme decisão anunciada na noite de 14 de outubro pela Comissão Julgadora. O segundo lugar coube à também médica Sônia Wendt Nabarro, que tinha sido a vencedora do certame de 2006. A premiação de 2008 vai ocorrer no sábado (18 de outubro), como parte das comemorações do Dia do Médico, que terá lugar na sede do CRMPR em Curitiba. Os premiados já confirmaram a participação na solenidade.

O tema deste ano foi "Mortalidade materno-infantil: causas e soluções". O objetivo do concurso é estimular o pensamento e o debate ético sobre temas de interesse da sociedade e da classe médica, contribuindo assim para avanços tecnocientíficos. A comissão julgadora foi formada pelos Drs. Iseu de Santo Elias Affonso da Costa e João Gualberto de Sá Scheffer, representantes da Academia Paranaense de Medicina; Dr. Hélvio Bertolozzi Soares, Presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná; Dr.ª Marizilda Martins, representante da Sociedade Paranaense de Pediatria; e Dr.ª Raquele Rotta Burkiewicz, representante do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna do Paraná. A Comissão apreciou 13 trabalhos, um dos quais foi desclassificado por estar em desacordo com o regulamento.


Os vencedores

A monografia vencedora de 2008 foi apresentada com o pseudônimo "Capitão dos Pinheirais". O autor do trabalho, Dr. Narcizo Leopoldo Eduardo da Cunha Sobieray (CRM 8307), é natural de Ivaiporã e tem 49 anos. Filho de médico, graduou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1982 e especializou-se em ginecologia e obstetrícia, atuando atualmente nas Maternidades Curitiba e Victor do Amaral e Hospital Nossa Senhora das Graças. Conforme fixado pela Resolução CRMPR n.º 159/2008, o autor da monografia escolhida por unanimidade em primeiro lugar receberá premiação de R$ 5 mil e mais certificado, além de ter a obra publicada na Revista Arquivos.

O trabalho selecionado em segundo lugar foi apresentado com o pseudônimo "Stacha". É de autoria da Dra. Sônia Wendt Nabarro, atualmente residindo em Campinas (SP), que receberá R$ 2 mil e certificado. Ela graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. É psiquiatra, artista plástica e escritora. Na edição do concurso de 2006, que versou sobre "Morte: dilemas éticos do morrer", a Dra. Sônia tinha sido a vencedora. Ela também concorreu no ano passado, quando o tema foi "Medicamentos excepcionais" e acabaram premiados Marco Antonio de Oliveira Azevedo e Bruno Rodrigues Aranda.
O concurso de 2008 foi aberto no primeiro semestre e as inscrições estenderam-se até 29 de agosto. Poderiam participar todos os brasileiros, independente de formação ou área de atuação. Todos os trabalhos que estiveram em disputa no certame, incluindo os premiados, estão disponíveis no site do Conselho Regional de Medicina. O resultado, apresentado pela Comissão na noite de 14 de outubro, foi homologado pelo presidente do Conselho, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho. O prêmio teve a sua primeira edição em 1988 e somente em dois anos deixou de ser implementado. Os temas de todos os anos está na parte final do texto.


Concorrentes

Estiveram em disputa, além dos trabalhos vencedores, as seguintes monografias com seus pseudônimos:

- "Clarissa", de autoria da médica Jacemar Cristina da Costa;

- "Lilica Ripilica", de Kátia de Oliveira Affonso, graduanda do Centro Universitário Campos Andrade, Luciane Bugmann Moreira, professora titular de Oftalmologia da Universidade Positivo, e Eleonor Trevisan, professora de Enfermagem do Centro;

- "Apolo", de autoria de Vânia Muniz Néquer Soares;

- "Vartis Crides", de autoria de Leonardo Peixoto Lopes Vilar, médico residente;

- "Capitu", de autoria de Lúcia Helena Coutinho dos Santos, médica;

- "Glauber Rocha", de autoria de Patrícia Lédo Pereira de Oliveira, acadêmica do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública;

- "Verde Esperança", de autoria de Marly Terezinha Della Latta, enfermeira;

- "Carla Cristina", de autoria de Thais Silva Bispo Espiga;

- "CEG e Lilica", de autoria de Caio Eduardo Gullo, aluno da graduação de Medicina, e Eliana Márcia Sotello Cabrera, Coordenadora de Ensino Especial I, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; e

- "Carlota Joaquina/Falcão Branco", de autoria de Camila Brito Araújo e Lucas Chaves Lima, acadêmicos de Medicina da Faculdade Integral Diferencial de Teresina (PI).



TEMAS DAS MONOGRAFIAS

1988 - "ESTERILIZAÇÃO"

1989 - "A ÉTICA E A GREVE NO SETOR DE SAÚDE"

1992 - "O MEIO AMBIENTE E A ÉTICA MÉDICA"

1993 - "A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO MÉDICO-PACIENTE"

1994 - "A ÉTICA E OS PLANOS DE SAÚDE"

1995 - "ERRO MÉDICO E CONDIÇÕES DE TRABALHO MÉDICO"

1996 - "A ÉTICA E AS CONDIÇÕES DO TRABALHO MÉDICO"

1997 - "MANIPULAÇÃO GENÉTICA E A ÉTICA MÉDICA"

1998 - "O FUTURO DO MÉDICO, SUA AUTONOMIA, SEUS DIREITOS E LIMITES"

1999 - "ABORTO - DIREITO DA MULHER?"

2000 - "AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS DA MANIPULAÇÃO GENÉTICA EM SERES HUMANOS"

2001 - "DOENTE CRÔNICO E/OU TERMINAL: AUTONOMIA DO PACIENTE X AUTONOMIA DO MÉDICO"

2002 - "O ENSINO DA MEDICINA E A FORMAÇÃO HUMANISTA"

2003 - "O MÉDICO NA MODERNA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI"

2004 - "CÉLULAS TRONCO E A ÉTICA"

2005 - "A ÉTICA NA RELAÇÃO ENTRE MEDICINA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO"

2006 -"Morte: Dilemas Éticos do Morrer"

2007 -"Medicamentos Excepcionais - A Ética da Prescrição sob o Enfoque da Responsabilidade Social" - É correto que o Estado seja obrigado a fornecer medicamentos de dispensação excepcional ou de altos custos, não previstos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, por decisão judicial?

2008 -"MORTALIDADE MATERNO-INFANTIL: CAUSAS E SOLUÇÕES".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios