31/08/2007

Governo Brasileiro lança estudo inédito sobre consumo de bebidas alcoólicas no país


Do uso social ao problemático, o álcool é a droga mais consumida no mundo. Em estudo recente realizado pelo Conselho Nacional Antidrogas, no Brasil 52% dos adultos acima de 18 anos bebem (pelo menos uma vez ao ano) e quase 35% dos adolescentes menores de idade consomem bebidas alcoólicas ao menos uma vez no ano. É importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas é legalmente proibido para menores de 18 anos no Brasil. Mesmo assim, 24% dos adolescentes bebem pelo menos uma vez no mês merece atenção. Essas são algumas das principais conclusões do I Levantamento Nacional Sobre os Padrões de Consumo do Álcool.

De acordo com o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Armando Felix, este estudo representa um grande passo no processo de construção da política brasileira para o álcool, embasada por dados epidemiológicos, avanços da ciência e respeito ao momento sócio político do país.
Este é o primeiro levantamento nacional que descreve "como bebe o brasileiro", que usa um tipo de amostragem chamada de probabilística e que representa a totalidade dos brasileiros acima de 14 anos. O documento tem a seguinte estrutura:

Capitulo 1 - Metodologia

Capitulo 2 - Perfil da Amostra

Capitulo 3 - Quanto e como bebe o brasileiro adulto

Capitulo 4 - Como bebem os adolescentes brasileiros

Capitulo 5 - O beber de maior risco: adultos

Capitulo 6 - O comportamento do beber e dirigir

Capitulo 7 - Apoio da população às políticas públicas sobre bebidas alcoólicas


Em breve o levantamento nacional sobre consumo de bebidas alcoólicas estará disponível no site www.uniad.org.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios