09/04/2020

Governo do Paraná amplia estrutura hospitalar no combate ao novo coronavírus

Foram contratados 419 novos leitos adultos de UTI em todas as regiões, incluindo áreas dos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa; nas próximas semanas serão incorporados mais 80 leitos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a ampliação da rede pública de atendimento hospitalar contra o novo coronavírus. Até esta quinta-feira (09/04), o Governo do Estado contratou 419 novos leitos adultos de UTI em todas as regiões, incluindo áreas dos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Nas próximas semanas a estrutura hospitalar de urgência vai aumentar, com a incorporação de 80 novos leitos de UTI em três hospitais regionais que tiveram o processo de finalização acelerado para atender exclusivamente pacientes da Covid-19. As unidades ficam em Ivaiporã (Vale do Ivaí), Guarapuava (Centro) e Telêmaco Borba (Campos Gerais).

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ PROMOVE CURSOS A DISTÂNCIA SOBRE MANEJO E CONTROLE DA COVID-19

Segundo o governador Ratinho Junior, o Estado tem capacidade orçamentária para contratar mais 629 novos leitos adultos de UTI em toda a rede hospitalar para uso de pacientes do SUS que necessitem tratamento para a Covid-19. Como isso, o Paraná poderá alcançar 1.128 novos leitos adultos de UTI para atendimento emergencial e exclusivo contra a pandemia. Essas ativações significam estruturas completamente novas ou uso, por parte do Estado, de leitos já existentes em hospitais públicos, privados e filantrópicos.

Ratinho Junior fez o anúncio em uma coletiva de imprensa no Hospital do Rocio, em Campo Largo, um dos maiores da América Latina, pouco depois de visitar as alas (52 UTIs e 212 enfermarias) disponibilizados para o Governo do Estado para receber pacientes do SUS que necessitam de tratamento para infecção do novo coronavírus.

MARATONA

“Criamos uma rede de atendimento e de combate ao coronavírus em todo o Estado. Estamos estruturando esses locais. Teremos três hospitais regionais nos próximos 30 ou 45 dias, com equipes trabalhando 24 horas por dia, além dos hospitais universitários, onde ampliamos o número de leitos de UTI para fazer esse enfrentamento”, afirmou. “Essa luta não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona. E vamos vencer ela juntos”.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, acrescentou que a programação original era de contratar 317 novos leitos de maneira imediata, mas o número foi ampliado para 419 em razão da disponibilidade oferecida pela rede hospitalar estadual, pública e privada.

Ele explica que o Estado vai ampliar serviços onde eles já existem, colocando à disposição da sociedade a formação técnica dos médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. “Estamos avaliando as situações dia a dia”, ponderou. “A estratégia é colocar sete estruturas em obras ou quase finalizadas para atender aos paranaenses. São quatro hospitais universitários e três hospitais regionais. Essa é uma rede exclusiva para atendimento ao coronavírus no Paraná”.

NOVAS ENFERMARIAS

Além dos leitos de UTI para adultos, a Secretaria de Estado da Saúde já ativou 1.108 enfermarias e 20 UTIs pediátricas nos hospitais privados e nos universitários e pode alcançar mais 1.382 enfermarias e 45 UTIs pediátricas, podendo ultrapassar 2.500 novas enfermarias para os pacientes com reações mais moderadas.

REGIONAIS

Os novos hospitais regionais estão localizados em Ivaiporã (Vale do Ivaí), Guarapuava (Centro) e Telêmaco Borba (Campos Gerais). Uma força-tarefa do Governo do Estado ajuda a equipar e preparar as estruturas para atendimento especializado contra a Covid-19 no Paraná. Serão, na primeira fase, 80 leitos adultos de UTI e 120 enfermarias.

UNIVERSITÁRIOS

O Governo do Estado contratou 66 novos leitos adultos de UTI, duas UTIs pediátricas e 146 enfermarias nos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Num segundo momento, poderão ser mais 70 leitos adultos de UTI, 14 UTIs pediátricas e 176 enfermarias.

A contratação imediata para o Hospital Universitário da UEPG (HU-UEPG), em Ponta Grossa, foi de 10 novos leitos de UTI e 20 novas enfermarias, com possibilidade de ampliar para 20 novas UTIs e 40 enfermarias. Essas estruturas já estão sendo preparadas para os casos moderados e os mais graves no terceiro andar do hospital, que foi isolado para atender pacientes com a Covid-19. Para viabilizar a montagem das UTIs, a maternidade do HU-UEPG será transferida para o Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira.

A estruturação do HU-UEPG para enfrentamento do novo coronavírus também conta com uma tenda de triagem na área externa, onde os profissionais fazem o primeiro atendimento e identificam o estado de saúde do paciente. O hospital atende paranaenses provenientes de doze municípios dos Campos Gerais.

NORTE - Para o Hospital Universitário da UEL (HU-UEL), em Londrina, nessa primeira etapa serão 36 novos leitos de UTI e 76 novas enfermarias. Esse número pode chegar a 34 novas UTIs e 66 novas enfermarias. Ao todo, poderão ser 212 novos leitos de atendimento se a capacidade máxima planejada for atingida.

Será utilizado o prédio de cinco mil metros quadrados da nova maternidade, que já está praticamente concluído, e parte do novo Pronto Socorro - duas obras que contaram com investimento do Governo do Estado. O HU-UEL tem 297 leitos e atende cerca de 90 municípios.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) finaliza as mudanças necessárias para a ativação da clínica para adultos do seu Hospital Universitário (HUM). A nova ala com mais de oito mil metros quadrados tem capacidade para até 108 novos leitos hospitalares exclusivos para combater os problemas respiratórios ocasionados pelo novo coronavírus - 20 de UTI e 88 de retaguarda. A divisão atual é de 10 ativações de UTI e 30 de enfermarias imediatas, com possibilidade de abrir mais 10 UTIs e 58 enfermarias.

A Secretaria de Estado da Saúde já repassou ao HUM dez ventiladores e monitores e, através do Ministério da Saúde, mais dez ventiladores e monitores, dez camas elétricas, dez aparelhos de bombas de infusão, um cardioversor, eletrocardiograma e um carrinho de emergência. O HUM atende a população da macrorregião Noroeste do Paraná, com 115 municípios, onde residem mais de dois milhões de habitantes.

O hospital também já desenvolveu um Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19. Foi criado um Pronto Atendimento Respiratório (PA), onde ocorre a separação com os demais pacientes. Para a internação de pacientes graves, o HUM também criou a Unidade COVID19, com quatro leitos de UTI para os pacientes críticos.

OESTE

Por fim, o Hospital Universitário da Universidade do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel, recebeu ativação imediata de 10 novos leitos de UTI e 20 novas enfermarias, mas a Secretaria da Saúde trabalha com planejamento para aumentar a capacidade para mais 20 leitos de UTI e 12 novas enfermarias.

O hospital é referência no atendimento em alta complexidade e recebe pacientes de toda região, contemplando outros dois milhões de habitantes. São 238 leitos de internamento. O atendimento é exclusivo para pacientes do SUS.

Entendendo os números

- Capacidade já instalada:

UTIs no Estado: 3.603 (público e privado)

UTIs adultos: 2.258 (público e privado)

- Novos leitos ativados (coronavírus):

419 UTIs e 1.108 enfermarias

- Capacidade de contratação (coronavírus):

1.128 UTIs e 2.610 enfermarias

- Leitos em Hospitais Universitários (ativações imediatas)

UEPG – 10 UTIs e 20 enfermarias

UEL - 36 UTIs e 76 enfermarias

UEM - 10 UTIs e 30 enfermarias

Unioeste – 10 UTIs e 20 enfermarias

- Leitos em hospitais regionais (entre 30 e 45 dias)

Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba - 80 UTIs e 120 enfermarias

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios