21/05/2010

H1N1 - MPF protocolou novo pedido para vacinação de todos os paranaenses

Desta vez, a interposição busca uma liminar para obrigar o Estado do Paraná a comprar as doses necessárias para imunizar toda a população




O Ministério Público Federal (MPF) protocolou ontem (19) novo pedido à Justiça para a concessão de liminar determinando a massificação da vacina no Estado. O documento apresenta argumentos com base no número de casos e óbitos no Paraná, divulgados pela SESA em 2009, em comparação com os dados coletados em outros Estados. Desta vez, a interposição do MPF busca uma liminar para obrigar o Estado do Paraná a comprar as doses necessárias para imunizar toda a população.


O documento menciona o coeficiente de mortalidade observado em Curitiba, comparado com as taxas registradas em outras regiões do Brasil. "... o risco de um cidadão curitibano morrer por gripe pandêmica é, respectivamente, 2,5, 3,2, 18,6 e 52 vezes maior do que o risco que têm os residentes nas regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do nosso país", fundamenta.

Outro dado que reforça a necessidade de totalizar a cobertura vacinal no Paraná é justamente a incidência de mortes na população que não integrou o grupo de risco fixado pela União. Das 321 mortes de gripe A no Estado, ocorridas em 2009 até fevereiro deste ano, 40% foram adultos com idade entre 40 e 59 anos.


Questionado pelo jornal Folha de Londrina, sobre a informação, vislumbrando a possibilidade de vacinar as 220.000 crianças de dois a quatro anos, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Júnior, recuou e sugeriu à reportagem que aguardasse o pronunciamento no ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que chega sexta-feira de Genebra com novas informações aos brasileiros.



PR tem 1,7 mi de sobras de vacinas

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou na última quinta-feira (19) a sobra de 1.727.290 doses da vacina contra a gripe A (H1N1) no Paraná. Na ocasião, 85,5% da população do calendário já foram vacinadas. Isso corresponde a 4.112.000 pessoas imunizadas, menos da metade do total de pessoas que residem no Paraná.



Fonte: CRMPR com dados da Folha de Londrina

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios