21/07/2010

H1N1 - Paraná soma 16 mortes por gripe A


Há um ano, estado registrava o primeiro óbito causado pelo vírus H1N1. Em Foz, menina de 11 anos morreu mesmo após ter tomado a vacina



No dia em que a primeira morte por gripe A no Paraná completou um ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o 16.º óbito causado pelo vírus Influenza H1N1 em 2010. Brenda Giovana Senin Duarte, 11 anos, faleceu após 14 dias de internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, na Região Oeste. No domingo à noite, ela sofreu uma parada cardíaca. Em 2009, a primeira morte pela nova gripe ocorreu no dia 19 de julho, em Jacarezinho, no Norte paranaense.


O que mais chamou a atenção no caso de Brenda é que ela havia sido vacinada contra a nova gripe. Segundo a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da 9.ª Regional de Saúde, Diana Arenas, os cuidados com a gripe suína e outras doenças transmissíveis devem ser constantes, já que nenhuma vacina é 100% eficaz. "Lamentavelmente, mesmo com a imunização, pode acontecer de qualquer doença evoluir para um quadro mais grave, chegando a levar as pessoas à morte. Por isso a vacina não pode ser vista como única forma de prevenção", orienta. Quanto à gripe A, a melhor maneira de se proteger ainda é manter a higiene das mãos e evitar lugares aglomerados e fechados.


Das 22 regionais de saúde, oito já registraram mortes. Maringá, com quatro óbitos e 630 casos confirmados, lidera a lista, seguida pelas regionais de Londrina e Curitiba, com três cada uma. Segundo a Sesa, pelo menos um terço das vítimas tinha entre 20 e 49 anos. Outra faixa etária bastante afetada é a de pessoas com idade entre 5 e 19 anos.


De acordo com último boletim epidemiológico da secretaria, divulgado ontem, o Paraná soma 1.655 casos confirmados da doença e outros 2.922 descartados. No mesmo período do ano passado, haviam sido anotadas 33 confirmações e nenhuma morte. Em 2009, no total foram 289 mortes. Ainda segundo a Sesa, já foram vacinados mais de 5,6 milhões de pessoas em todo o estado.



Vacina de sobra


Por causa da baixa procura pela vacina contra a gripe A H1N1, a Secretaria de Saúde de Londrina decidiu ampliar a imunização para pessoas com até 19 anos, por tempo indeterminado. Até então, só tinham direito a receber a dose crianças com idade entre 10 e 13 anos. Há cerca de 20 mil doses sobrando.


Em uma semana, somente 12 mil pessoas do público-alvo anterior (10 a 13 anos) procuraram as unidades de Saúde de Londrina para ser vacinadas. Ao todo, havia 25 mil doses disponíveis. A baixa procura motivou a ampliação da faixa etária da campanha.


"Imagino que não vai dar para toda a população [de 14 a 19 anos]. Ainda tem os que não foram vacinados até 13 anos. São aproximadamente 60 mil pessoas", explicou a gerente de epidemiologia, Sandra Caldeira. Quem for aos postos de saúde deve levar a carteira de vacinação. "Muitas pessoas nessa faixa não vão até os postos. Então vamos aproveitar a oportunidade para vacinar contra a hepatite B", completou.


Fonte: href="http://www.gazetadopovo.com.br/gripea/conteudo.phtml?id=1026903" target="_blank">Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios