12/03/2010

H1N1 - Primeira fase da vacinação só contemplará parte dos profissionais de saúde

Os profissionais de saúde que atuam em ambientes como clínicas e consultórios particulares não estão contemplados nesta primeira etapa da vacinação, que segue até 19 de março.


Teve início nesta semana a primeira etapa da vacinação contra a gripe H1N1 pandêmica. Além da população indígena, receberão a dose prioritariamente aqueles profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento à população, ou seja, em unidades de saúde, pronto atendimento, pronto socorro, serviços de internação e unidades de terapia intensiva (UTIs).

De acordo com a
href="http://www.saude.pr.gov.br"target="_blank">Secretaria Estadual de Saúde (SESA-PR) ,os demais profissionais de saúde, que trabalham em ambientes como clínicas e consultórios particulares, não estão contemplados nesta primeira etapa da vacinação, que segue até 19 de março. Nesse caso, os profissionais só receberão a dose se estiverem inseridos nos outros quatro grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) ou conforme a disponibilidade da vacina.


Locais de vacinação

Para os profissionais que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes, a aplicação irá ocorrer no ambiente de trabalho. Em Curitiba, por exemplo, cerca de 700 profissionais do Hospital de Clínicas (HC) já foram vacinados na última segunda-feira (8). Outros sete hospitais - públicos e privados que fazem parte da equipe de enfrentamento da gripe pandêmica - e unidades básicas de saúde da Capital também irão receber as doses contra a gripe A H1N1.

No interior, os profissionais de saúde devem buscar informações sobre os locais de vacinação junto às Secretarias Municipais. A vacinação para as pessoas inseridas nos demais grupos prioritários ocorrerá nas unidades básicas de saúde e em locais que serão indicados pela Secretaria Estadual de Saúde.


Grupos prioritários

De acordo com o Ministério da Saúde, os estados receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. O mesmo critério será adotado pelas Secretarias Estaduais de Saúde quando da distribuição das vacinas aos municípios. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.

A única exigência para receber a dose é que seja apresentado documento de identificação para comprovar a idade. Para portadores de doenças crônicas pré-existentes, a adesão ao processo será de iniciativa do próprio portador da doença, não sendo indicada a exigência de atestado médico, para não burocratizar o acesso à vacinação. Já no caso das gestantes, é esperada a adesão espontânea, confiando-se também na informação verbal da mulher, ou, de outra maneira, o encaminhamento a partir do pré-natal.



Calendário de vacinação e participantes

De 22 de março a 2 de abril

- Grávidas em qualquer período de gestação.

- Crianças de seis meses a dois anos.

- Pessoas com doenças crônicas (exceto idosos, que serão chamados na próxima etapa).

href="http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/vacina_influenza_comorbidades_04_03_10.pdf" target="_blank">Clique aqui e veja a lista de doenças crônicas.



De 5 a 23 de abril

- Todos os adultos saudáveis de 20 a 29 anos.

- Grávidas em qualquer período da gestação.


De 24 de abril a 7 de maio

- Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas.

Os idosos serão vacinados durante a campanha anual de imunização contra a gripe comum. Aqueles que tiverem doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

- Grávidas em qualquer período da gestação.


De 10 a 21 de maio

- População de 30 a 39 anos.



Clique aqui e acesse Perguntas e Respostas elaboradas pelo Ministério da Saúde sobre a estratégia de vacinação contra o vírus influenza pandêmica (H1N1).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios