22/05/2010

H1N1 - Vacina é ampliada para crianças de dois a menores de cinco anos



A vacinação contra a nova gripe foi prorrogada até o dia 2 de junho em todo o Paraná para gestantes e adultos entre 30 e 39 anos. Crianças de dois a menores de cinco anos também passam a integrar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A iniciativa da prorrogação da vacinação foi tomada devido a ambos os grupos ainda não terem alcançado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população estimada em cada um dos grupos.










A vacinação contra a nova gripe foi prorrogada até o dia 2 de junho em todo o Paraná para gestantes e adultos entre 30 e 39 anos. Crianças de dois a menores de cinco anos também passam a integrar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, conforme anúncio do ministro José Gomes Temporão.


A iniciativa da prorrogação da vacinação foi tomada devido a ambos os grupos ainda não terem alcançado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população estimada em cada um dos grupos. A partir do dia 24 de maio, crianças com idade superior a dois anos e menores de cinco anos também poderão procurar as unidades básicas de saúde. A expectativa é que sejam vacinadas 468.458 crianças. A vacinação dessa faixa etária será dividida em duas doses. Após 21 dias da primeira dose, a segunda deverá ser aplicada.


"As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde dos 399 municípios do Paraná gratuitamente. É importante esta prorrogação para melhorarmos ainda mais nossos índices e também pelo fato de podermos ampliar o número de crianças imunizadas no Estado", afirmou o secretário Carlos Moreira Junior. De acordo com ele, mais de 5,8 milhões de doses já foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde.



NÚMEROS - O Paraná vacinou até agora 88% da população prevista pelo Ministério da Saúde, o que equivale a mais de 4,2 milhões de pessoas. Trabalhadores, indígenas, portadores de doenças crônicas menores e maiores de 60 anos e crianças menores de dois anos alcançaram a meta do Estado que é de 100%. Os adultos entre 20 e 29 anos e 30 a 39 anos alcançaram 83% e 45% respectivamente. No Brasil mais de 62 milhões de pessoas já foram tomaram a vacina da gripe A.


Fonte: SESA-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios