10/07/2012

H1N1: CRM-PR reforça importância do diagnóstico e tratamento

O Conselho Regional de Medicina do Paraná, sob respaldo da Câmara Técnica de Infectologia e do Centro de Infectologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, orienta a classe médica da necessidade de atenção para os sintomas, diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1).


Até o início de julho, o Estado já havia registrado 588 casos de H1N1, 207 somente na primeira semana deste mês, com um total de 14 mortes em decorrência da doença. Pessoas com idade entre 20 e 49 anos são a faixa etária mais afetada, somando 240 casos. Em Curitiba foram 112 pessoas infectadas, embora 95% do público-alvo tenha sido vacinado, totalizando 264.846 doses aplicadas no município.


A orientação do CRM-PR é para que todo caso suspeito de gripe seja tratado com Tamiflu. "Não se deve aguardar resultados de exames para iniciar o tratamento, o diagnóstico deve ser feito por meio da avaliação clínica do paciente", reforça o médico Alceu Fontana Pacheco Junior, coordenador da Câmara Técnica de Infectologia do Conselho.


A gripe H1N1 destaca-se por febre alta (acima de 38 graus) de início súbito, podendo ser acompanhada de tosse, dor de garganta, dores musculares e mal-estar generalizado. "Ao contrário do resfriado comum, que deixa a pessoa indisposta, mas sem comprometer suas atividades diárias, a gripe A exige repouso total do paciente", explica Alceu Fontana Pacheco Junior.



Confira o
href="https://www.crmpr.org.br/imprensa/arquivos/Quadro-sintomas.jpg" target="_blank"> quadro de sintomas.



Leia o href="http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/ARQUIVOSGRIPEH1N1/sindromegripalrespiratoriaagudagraveorientacoesaosprofissionais.pdf" target="_blank">manual da SESA com orientações para os profissionais de saúde.



Com informações da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios