09/02/2007

HC tem nova Unidade voltada ao diagnóstico do Câncer de Mama


O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná conta uma nova unidade para o diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama. Com esforços da médica radiologista Dra. Maria Helena Louveira e da Associação dos Amigos do HC, que colabora através da Comissão do Câncer de Mama, o novo espaço denominado ¨Unidade da Mama¨ vai oferecer atendimento especial visando a redução no tempo de investigação e diagnóstico da paciente com suspeita de Câncer Mamário.

Com a parceria do Instituto Avon, que auxiliará com recurso financeiro específico para o HC, a unidade trabalhará para proporcionar a redução no intervalo entre o encaminhamento da paciente com suspeita de câncer e o diagnóstico da doença, antecipando assim o início do tratamento. Atualmente o tempo de demora para que se tenha o diagnóstico definitivo da doença é em média oito meses. A meta é baixar este tempo para um ou dois meses. Essa redução no tempo é fundamental para se aumentar as chances de cura da paciente. O público a ser atingido com a nova Unidade de Mama é a grande parcela da população que é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Paraná.

Embora as estatísticas mundiais tenham apontado um aumento crescente na incidência do Câncer de Mama, também tem sido demonstrada uma significativa redução da mortalidade, estimada em 25-30% na população etária entre 40 e 74 anos, onde programas de rastreamento populacional são realizados.

No Brasil não há programas oficiais de rastreamento oferecidos à população de forma direta. Grande parte das pacientes só busca atendimento médico quando apresenta queixa clínica com nódulo palpável, mas nesse caso, o prognóstico da doença já é desfavorável. Essa característica tem refletido na alta taxa de mortalidade e no grande número de cirurgias radicais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios