05/06/2007

Haja saúde para encarar!

Medicina, novo curso da Federal de Ouro Preto, tem disputa recorde: 220 inscritos por vaga


Afirmar que medicina é o curso mais disputado num vestibular não causa mais surpresa a ninguém. Mas dizer que um curso de medicina teve 221 inscritos por vaga, isto sim, deixa muita gente espantada. O recorde pertence à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que lançou o concorrido curso no vestibular de inverno deste ano e já registrou um índice histórico. Até então, o título de maior relação candidato-vaga pertencia à Universidade Federal de São Carlos (UFSC), também em medicina: 192 estudantes por vaga, em 2006. Na UFRJ, por exemplo, a média varia de 30 a 40 candidatos por vaga.


A Ufop abriu 40 vagas para o curso de medicina, que atraiu 8.849 inscritos. Para se ter uma idéia, o vestibular da Rural, do Rio, tem, em média, 11 mil inscritos em mais de 20 cursos. José Margarida da Silva, coordenador de seleção da Ufop, acredita que muita gente fará o concurso de inverno da federal, porque há poucos vestibulares em universidades públicas no meio do ano. Menos ainda para medicina.


- Tivemos 16.800 inscritos ao todo.

Mais da metade para medicina.


Esperávamos uma grande procura, mas não imaginávamos tanta - diz o coordenador. - Acredito que quem faz o vestibular quer a oportunidade de estudar numa universidade pública. Mas, além disso, Ouro Preto oferece outras facilidades: é uma cidade estudantil, cheia de repúblicas, e fica a apenas cem quilômetros da capital.


O vestibular da Ufop será nos dias 30 de junho e 1ode julho. A universidade aplica prova em 11 cidades, entre elas Volta Redonda, no Rio.


Do total de inscritos para medicina, 2.300 são de Minas Gerais. José Margarida conta que, apesar de medicina ter sido a carreira mais disputada no concurso, a novidade não interferiu na procura pelas demais graduações da área biomédica. Farmácia, nutrição e ciências biológicas tiveram até mais candidatos por vaga, em relação ao último vestibular.


Farmácia, por exemplo, tem 18,6 inscritos por vaga.


Leandro Tessler, coordenador executivo da Comissão do Vestibular da Unicamp, conta que todo novo curso atrai muitos candidatos.


Na Unicamp, medicina também é a recordista: 120,2 inscritos por vaga, em 1995.


Luana de Carrilho, que está inscrita para medicina na Ufop, não acreditou ao saber da disputa acirrada na universidade: - Desanima saber que são 221 por vaga. Mas não custa tentar.



Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios