11/02/2016

Homenagem a médico pioneiro de Umuarama

Dr. Renato Merçon Vieira recebeu Diploma de Honra ao Mérito Ético pelos 57 anos dedicados à profissão. Foi fundador da Associação Médica local

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Renato foi homenageado pelos 57 anos dedicados à Medicina. (Foto: CRM-PR)

Um dos médicos pioneiros de Umuarama, o Dr. Renato Merçon Vieira (CRM-PR 875) foi homenageado na Delegacia do Conselho Regional de Medicina do Paraná no município, recebendo o Diploma de Honra ao Mérito Ético por ter alcançado a marca de 57 anos de graduação em Medicina com histórico exemplar no exercício da atividade. A entrega da honraria ocorreu no fim da tarde da última sexta-feira (5), a poucas semanas de o Dr. Renato completar 82 anos de idade.

A solenidade foi conduzida pela diretora da Regional, Dra. Sandra Mara Oliver Martins Aguilar, e pelo secretário, Dr. Fabiano Correa Salvador, contando ainda com as participações dos delegados Deraldo Mancini, Alexandre Thadeu Meyer e Edson Morel. Também prestigiaram a cerimônia familiares e amigos do homenageado, bem como outros representantes da comunidade médica da cidade, localizada no noroeste paranaense. Durante o encontro festivo, que durou uma hora, vários dos convidados exaltaram os exemplos do médico, em especial aqueles que se iniciam na profissão, por suas características que incluem espírito de liderança, defesa da ética e dos princípios humanitários e alegria de viver.

O Dr. Renato Merçon Vieira foi um dos fundadores e também o primeiro presidente da Associação Médica de Umuarama, assumindo a função em 1º de maio de 1966, tendo efetiva participação na melhoria dos indicativos de saúde e no fortalecimento da classe médica na região. Ainda foi fundador do Hospital Cristo Rei, na década de 60 do século passado, instituição que está entre as pioneiras ao lado dos hospitais Umuarama e São Francisco. Obstetra, orgulha-se de ter realizado milhares de partos.

Natural de Muniz Freire (ES), onde nasceu em março de 1934, o Dr. Renato formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1958. Em 17 de março de 1960, estava inscrito no CRM-PR e iniciava as suas atividades no interior do Estado. Umuarama, criada em junho de 1955, somente alcançou a emancipação política (de Cruzeiro do Oeste) em 25 de julho de 1960, tendo sua primeira eleição para cargos políticos no ano seguinte. Em agosto de 1988, o Dr. Renato foi homenageado pela Câmara Municipal em reconhecimento ao seu trabalho e perseverança. Durante quase uma década e meia ele também se dedicou ao trabalho médico em Foz do Iguaçu, tendo se afastado recentemente das atividades habituais por questões de saúde e também para aproveitar a aposentadoria com viagens.

Na língua Xetá, tribo da nação tupi-guarani que vivia naquela região, Umuarama significa “lugar ensolarado, de bom clima, onde os amigos se encontram”, o que ajuda a fortalecer a identidade da cidade como “capital da amizade”. E foi sob esse clima que consolidou a homenagem, que o Conselho Regional de Medicina fez alcançar outros 18 médicos merecedores por terem mais de 50 anos de graduação em Medicina, com estreito vínculo com o Paraná e com currículo ético exemplar.

Outros homenageados

As homenagens, que não estão associadas à solenidade do Dia do Médico, estão sendo realizadas em iniciativa do Conselho em sua Sede, nas Delegacias Regionais ou ainda com o encaminhamento do título via Correios, quando assim o médico desejar. Além do Dr. Renato, também o cardiologista José Carlos de Abreu já tinha recebido a comenda em Curitiba, enquanto a Dra. Ayesha, impedida de viajar, recebeu pelo meio postal.

Confira a relação dos demais homenageados, incluindo dois pioneiros de Campo Mourão, fundadores do Hospital Anchieta:

» Dr. Amynthas Souza Cardin (CRM-PR 851), com 58 anos de formado, residente em Jandaia do Sul (PR).

» Dr. Hiran Mora Castilho (CRM-PR 1808), com 58 anos de formado, residente em Maringá (PR).

» Dr. Luis Parellada Ruiz (CRM-PR 1504), com 58 anos de formado, de Londrina (PR).

» Dr. Fabio Junqueira Villela Pedras (CRM-PR 723), com 60 anos de formado, de Maringá.

» Dr. Mario Lins Peixoto (CRM-PR 2181), com 60 anos de formado, de Maringá.

» Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira (CRM-PR 1275), com 55 anos de formado, de Jacarezinho (PR).

» Dr. José Carlos de Abreu (CRM-PR 1394), com 52 anos de formado, com residência em Curitiba e Boa Vista (RR).

» Dr. RobervalGonçalves Silva (CRM-PR 1927), com 52 anos de formado, de Curitiba.

» Dr. Federico Nemésio Cabredo Lizano, com 52 anos de formado, residente em Dois Vizinhos (PR).

» Dr. Zenshi Heshiki (CRM-PR 14.289), com 54 anos de formado, residente em Londrina.

» Dr. Modesto Mariano Grochocki (CRM-PR 978), com 56 anos de formado, residente em Nova Andradina (MS).

» Dr. Bianor Rauli (CRM-PR 985), com 56 anos de formado, de Curitiba.

» Dr. João Baptista Guimarães Costa (CRM-PR 945), com 56 anos de formado, residente em Londrina.

» Dr. Antonio Sergio de Azevedo Rebeis (CRM-PR 1062), com 56 anos de formado, de Campo Mourão.

» José Haito Doi (CRM-PR 1634), com 56 anos de formado, de Campo Mourão (homenagem pela Delegacia Regional local).

» Dra. Ayesha Batista de Assis (CRM-PR 1119), com 56 anos de formada, residente no Rio de Janeiro (RJ).

» Dr. José Maria Del Claro (CRM-PR 1150), com 56 anos de formado, residente em Curitiba.

» Dr. Jorge Elizardo Garcia Arias (CRM-PR 614), homenagem in memoriam, com 58 anos de formado e era de Curitiba, onde faleceu em maio do ano passado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios