Homenagem a um médico

Amanhã a classe médica terá destaque em Brasília por intermédio do cuiabano Hermes Rodrigues de Alcântara, quando o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal estará lançando o livro "Perícia médica judicial", de autoria do consagrado mestre conterrâneo. Trata-se de uma obra com 483 páginas, entre as mais perfeitas e profundas sobre tão importante tema até hoje publicadas.

Lançado agora em segunda edição, o livro foi totalmente atualizado, mantendo, porém, a forma e a estrutura da primeira edição. Esse trabalho foi feito sob a coordenação do talentoso médico doutor Genival Veloso de França (Universidade Federal da Paraíba) contando com a brilhante participação de renomados professores. Fiel ao trabalho do autor, o livro constitui-se numa peça indispensável a estudantes de medicina e de direito, legisperitos e operadores jurídicos em geral.

Hermes nasceu em 18 de setembro de 1927, no então distrito de Chapada dos Guimarães, no lugarejo do Rio da Casca. É filho do modesto casal de sitiantes Adília e André Rodrigues de Alcântara.

Honradez. Casou-se com Eufrosina, da tradicional e conceituada família Asvolinsque. Tem três filhos, Adília, Hermes e André.

Hermes iniciou os primeiros estudos na singela Escola Pública Primária do Rio da Casca; cursou em seguida o Colégio Salesiano em Cuiabá e o Colégio Estadual de Mato Grosso.

Graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, doutorando-se brilhantemente em Direito pela Universidade de Brasília - UnB.

São ainda de sua inteligente autoria as seguintes obras publicadas: Responsabilidade Médica; Toxicologia Geral; Saber Interpretar Sintomas e Sinais de Intoxicação e Envenenamento; Deontologia e Diciologia; Anteprojeto do Código de Moral Profissional do Médico e vários outros trabalhos relacionados com a área médica.

Exerceu os cargos de secretário de Educação e Saúde da Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso, médico legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal, anestesista do Hospital de Base de Brasília e outras funções relacionadas com a área médica.

Aposentou-se como professor de medicina legal, deontologia e diciologia do Curso de Direito e Medicina da UnB e médico legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios