28/06/2018

Homenagem aos Pioneiros: Dr. Abdon Pacheco do Nascimento (CRM-PR 160)

Professor da Faculdade de Medicina, integrou o primeiro corpo de conselheiros e foi segundo presidente eleito do Conselho

É impossível falar do último século da Medicina paranaense sem mencionar o Dr. Abdon Pacheco do Nascimento (CRM-PR 160). Natural de Antonina e formado em 1933 pela Universidade Federal, ele foi um dos fundadores e o segundo presidente eleito do Conselho Regional de Medicina do Paraná, além de ter tido participação ativa na evolução histórica da Associação Médica do Paraná, onde também ocupou cargos de direção.

Em Curitiba, exerceu a Medicina na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital de Clínicas, onde atuou como professor de clínica cirúrgica da Universidade Federal. Foi um dos fundadores da Clínica Lar, instituição pioneira de atendimento domiciliar e acionista do Hospital São Vicente.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Abson e a esposa D. Iva, na homenagem em seu centenário de nascimento. (Foto: CRM-PR)

Também ajudou a fundar a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa), em 1952, ao lado de outros renomados professores e profissionais da área, incluindo Victor Ferreira do Amaral Filho, Victor do Amaral, Fany e Oscar Aisengart, Dante Luiz Junior, Eduardo Virmond de Lima, Hamilton Calderari Leal, Moysés Paciornik e Lauro Wolf Valente.

Sendo médico do serviço previdenciário portuário, o Dr. Abdon ganhou status de “combatente de guerra”, mas não chegou a seguir colegas expedicionários na campanha na Itália na Segunda Guerra, pois já estava casado e tinha dois filhos (Jener, engenheiro e que viria a falecer ainda na década de 90; e Juril do Nascimento Campelo, falecida em março de 2014, apenas um ano depois da perda do pai). Foi inserido como oficial da Reserva.

Em outubro de 1958, o Dr. Abdon foi eleito conselheiro efetivo do CRM-PR, na chapa homologada para o pleito e que seria empossada em 30 de maio de 1959, para cumprir mandato até novembro de 1963. Na metade da gestão, ele foi eleito presidente, sucedendo na função ao Dr. João Vieira de Alencar. Ficou na presidência de novembro de 1961 a novembro de 1963. Sua foto integra a galeria de presidentes do Conselho exposta no hall do piso S1 da Sede em Curitiba.

Ao longo de sua trajetória, também recebeu diversas homenagens. Em 1986, integrou o primeiro grupo de médicos contemplados com o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho de Medicina. Em 2002, recebeu tributo especial da Academia Paranaense de Medicina intitulado "O Médico do Paraná", pelo trabalho e dedicação em prol da classe médica. Em 2003, fez questão de participar, ao lado da esposa, da solenidade de inauguração da sede do Conselho de Medicina. Na ocasião, ele recebeu uma homenagem em nome de todos os ex-presidentes e ex-conselheiros que contribuíram para o sonho antigo de se ter uma sede reformulada e de acordo com os ideais do Conselho.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Abdon e a caricatura que recebeu na passagem do centenário. (Foto: CRM-PR)

Ele também gostava de participar das solenidades do Dia do Médico, realizadas no mês de outubro. Em 2010, quando de seu centenário de nascimento, o médico foi homenageado pelo CRM mais uma vez, que lhe distinguiu com diploma de louvor pelo seu histórico de destacada atuação em prol do ensino médico de qualidade, do exercício da profissão ética e pelo fortalecimento das instituições médicas. Na mesma oportunidade, conselheiros fizeram a entrega de uma charge em sua homenagem de autoria do artista plástico Ademir Paixão, profissional que ilustra materiais impressos e digitais da Gazeta do Povo.

O médico até hoje é reverenciado em Antonina como um dos seus mais ilustres nativos. Atuou em Antonina como médico e mesmo depois de se mudar para Curitiba manteve vínculo com a cidade-natal. Teve participação ativa na vida da Associação Atlética 29 de Maio, clube que presidiu de 1939 a 1941.

Dr. Abdon foi um dos médicos mais longevos do estado. Ele faleceu em 25 de fevereiro de 2013, quando estava prestes a completar 103 anos (aniversariava em 2 de abril), apenas um mês e meio após a morte de sua esposa, também centenária, D. Iva Mendes do Nascimento, com quem viveu durante 77 anos. Entre os seus netos está a médica gineco-obstetra Adriana Campos do Nascimento (CRM 12.715), formada no Centro Universitário de Volta Redonda (RJ), em 1988, e que atua em Curitiba.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios