02/04/2019

Homenagem aos Pioneiros: Dr. Raul Infante Lessa (CRM-PR 463)

Um dos médicos pioneiros de Londrina, ele teve participação ativa na constituição da Faculdade de Medicina local; faleceu em março de 2018, aos 94 anos

O Doutor Raul Infante Lessa era um “inquieto”. Nascido em Jacarezinho, no Norte Pioneiro paranaense, em 1924, ao longo de sua vida atuou como médico, advogado e empreendedor no ramo imobiliário. Era filho de Maria Antonieta Infante Lessa e de Gustavo de Souza Lessa, médico, deputado estadual e prefeito de Jacarezinho na primeira metade do século 20, quando a cidade era um dos principais polos políticos e econômicos do Estado.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Raul Lessa com familiares. (Foto: Arquivo)

Ainda no início da década de 1940, Raul foi estudar na então Capital Federal. Em dezembro de 1948, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e logo em seguida foi para os Estados Unidos, onde se especializou em Otorrinolaringologia. Fez a sua inscrição no Conselho de Medicina do Paraná em 24 de setembro de 1958, recebendo o número 463.

Por seu espírito empreendedor e de liderança, foi convidado a participar do segundo grupo de conselheiros submetido ao voto direto dos médicos. Assim, foi conselheiro efetivo do CRM-PR entre 1963 e 1968, além de ter sido um dos responsáveis pela fundação da Faculdade de Medicina do Norte Paraná – que, anos mais tarde, se tornaria a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele também teve atuação ativa na Associação Médica de Londrina, tendo sido seu presidente em 1961.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Raul Infante Lessa, personagem londrinense. (Foto: Arquivo)

Mais de 30 anos depois de se formar médico, Raul Infante Lessa concluiu a graduação em Direito, na UEL, em 1982, e no ano seguinte foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB nº 10.576). Como empreendedor imobiliário, ele participou da construção de pelo menos três edifícios em Londrina, além do Com-Tour Shopping Center – o segundo empreendimento do tipo no Brasil e o primeiro no interior. Não satisfeito, aos 78 anos de idade voltou a trabalhar com a sua paixão, a Medicina, atuando na prefeitura de Mirasselva, Ibaiti, Curiúva, Palmeira e Curitiba.

Além de ter sido reverenciado pelo Conselho de Medicina por seu histórico ético exemplar, o médico foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná, em 10 de dezembro de 2014, no aniversário de 80 anos de emancipação política da cidade de Londrina. Na ocasião, foram reverenciados pioneiros e profissionais que atuaram no desenvolvimento da região, dentre eles os também médicos Ismar de Oliveira, radiologista e professor do curso de Medicina da UEL, o pediatra Afonso Nacle Haikal, e o ortopedista e professor Plácido Arrabal.

clique para ampliarclique para ampliar Ficha da inscrição no CRM-PR, em 1958. (Foto: Reprodução)

"Os momentos que passei ao lado dele são como uma boa série de televisão que já terminou: não haverá novos capítulos, nós já conhecemos o fim. Mas, revendo os episódios já vividos, sempre surgirá um sorriso, uma boa lembrança", declarou o filho Gustavo Lessa Netto em entrevista publicada em março de 2018 pelo jornal Folha de Londrina, homenageando o ilustre médico. "Na fase madura continuava a ler diariamente, aprendeu a manipular o computador, nunca deixou de ser curioso e manteve até o último minuto a galhardia, a elegância, a serena vaidade, a educação, o respeito", complementou o filho, que é advogado.

Ele faleceu em 8 de março de 2018, de causas naturais, a poucos dias de completar 94 anos de idade (aniversariava em 14 de março). Deixou a esposa Gladys Lessa e, além de Gustavo, foi pai de Marcelo da Silva Lessa e avô de Isabela Lessa e teve o bisneto Lucas Lessa.

VULTOS DA MEDICINA

O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios