16/09/2019

Homenagem aos Pioneiros: Prof. Anchises Marques de Faria (CRM-PR 219)

Do primeiro grupo de conselheiros eleitos, foi diretor da Faculdade de Medicina da UFPR e ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Patologia, da qual foi presidente, e da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia

O Professor Anchises Marques de Faria compôs o primeiro grupo de conselheiros efetivo do Conselho Regional de Medicina do Paraná, eleito em outubro de 1958. Cumpriu mandato no período de maio de 1959 a novembro de 1963, a partir do qual não mais fez parte das atividades conselhais.

Natural de Morretes, cidade litorânea paranaense onde nasceu em 3 de julho de 1906, ele se formou em dezembro de 1935 pela Faculdade de Medicina do Paraná (atual UFPR), depois de ter obtido também título de médico veterinário pela Escola de Veterinária do Exército. O registro no CRM-PR ocorreu em 14 de agosto de 1958, fazendo parte do primeiro grupo de inscritos, tendo recebido o número 219. Registros indicam que ele faleceu em janeiro de 1979.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Anchises, em foto da galeria de presidentes da Sociedade. (Foto: Arquivo)

Em concurso realizado em 1950, o Dr. Anchises obteve a cadeira de professor de Patologia Geral da Universidade, sucedendo na função ao Prof. Rosala Garzuze, com quem disputou a cadeira e ainda com o Dr. Milton Viana, como registra o Dr. Francisco Busto Moreno em seu livro, “Tempos da vida de um médico”. Pai e avô de médico e residindo em Cianorte, aos 93 anos o Dr. Francisco recorda aquela transição e a despedida do Prof. Rosala, a quem, como aluno, rendeu homenagem na ocasião. “Vivemos aquele momento um misto de tristeza pela despedida do Prof. Rosala e, ao mesmo tempo, de boas expectativas pelo progressos que resultariam, sem dúvida, dos estudos técnicos atuais, que iriam substituir as análises especulativas até então vigentes”, escreveu o Dr. Francisco Moreno.

De fato, o Dr. Anchises teve destacada atuação na cátedra. Após ascender à cadeira de Patologia Geral, foi Chefe do Departamento de Patologia e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Em 1971, foi elevado à categoria de Professor Emérito da UFPR. Constituiu-se, ainda, em um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Patologia, da qual foi presidente no período de 1972 a 1974, e também da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

clique para ampliarclique para ampliarMédico foi um dos primeiros inscritos no Conselho. (Foto: Arquivo)

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) foi fundada no dia 5 de agosto de 1954, durante o Seminário Brasileiro de Anatomia Patológica, na sala de Reunião da Associação Médica do Paraná, em Curitiba. Ao todo, 32 patologistas assinaram a ata oficial de fundação, tornando-se associados fundadores da SBP, dentre eles o Prof. Anchises e ainda Lysandro Santos Lima, Luigi Bogliolo, Moacyr de Freitas Amorim, Paulo de Queiroz, Telles Tibiriçá e Atys Quadros da Silva, bem como o Prof. Amadeu Fialho (RJ), empossado presidente honorário e que declarou solenemente fundada a “Sociedade Brasileira de Patologistas”, nome que perdurou até 1993, quando por alteração estatutária passou a se chamar Sociedade Brasileira de Patologia.

O evento científico que possibilitou a fundação da SBB foi patrocinado pela Reitoria da Universidade do Paraná com nome de Semana de Debates Clínico-Patológicos – 1º Seminário Brasileiro de Anatomia Patológica. Contudo, o grande articulador foi o Dr. Atys Quadros da Silva, natural de Irati, que em agosto de 1953 enviou questionário escrito a mão aos patologistas brasileiros. Ao final daquele ano, pelo menos 80 tinham respondido de modo a incentivar o agrupamento dos especialistas. A esta altura, o Departamento de Patologia da Associação Paulista de Medicina já era bastante ativo e havia também reuniões anuais de patologia veterinária, desde 1944.

clique para ampliarclique para ampliarReprodução do jornal da época da posse. (Foto: Arquivo)

Endocrinologia e Metabologia

O Prof. Anchises também tem seu nome inscrito na Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, que foi fundada em setembro de 1950 no Rio de Janeiro. No Paraná, ela surgiu em 14 de setembro de 1957 como Sociedade de Endocrinologia e Nutrição do Paraná, após sessão realizada na Policlínica Garcez do Nascimento, em Curitiba, e que logo depois teve a denominação alterada para Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do Paraná (SEMP). Teve entre os fundadores, além do Prof. Anchises, os Prof. Antenor Pamphilo dos Santos, catedrático de Fisiologia da UFPR e que foi o primeiro presidente), Orlando de Oliveira Mello, Alfredo de Morais e Silva Filho, Gastão Silva, Azor Cruz e outros. O Prof. Anchises assumiu o Conselho Fiscal e, na gestão seguinte, a vice-presidência.

Conforme consta do histórico da Sociedade, apesar de um início bastante promissor e de contar em sua diretoria com inúmeros professores catedráticos da Faculdade de Medicina da UFPR, a sociedade de Endocrinologia entrou em um processo de estagnação. Assim, em 9 de janeiro de 1965, foi convocada reunião extraordinária nas dependências do Hospital de Clínicas da UFPR, com o objetivo de reerguer a Sociedade de Endocrinologia no Paraná. Sob a direção do Prof. Atlântido Borba Cortes, participaram os Drs. Azor de Oliveira e Cruz, Alfredo Moraes e Silva Filho, Bruno Maurizzio Grillo, Felipe Lerner, Ledo L. M. Maciel, Guido Ludwig, João G. S. Scheffer e Helen A Buttler. Dos debates dessa reunião foi eleita a diretoria para o biênio 1965-1966, presidida pelo Prof. Atlântido Borba Cortes e que a partir desta data passou a se denominar Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Seção do Paraná. Integrando-se à nacional, teve garantida a referência de "Regional do Paraná".

Vultos da Medicina

O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios