13/08/2018

Homenagem aos Pioneiros: Prof. Gastão Pereira da Cunha (CRM-PR 184)

De família de quatro gerações de médicos, foi presidente da AMP e integrou 1.º corpo de conselheiros

Dos muitos pioneiros que fazem parte da história de constituição do Conselho Regional de Medicina do Paraná aparece com destaque o Prof. Gastão Pereira da Cunha (CRM-PR 184), filho e irmão de médico e sucedido por mais duas gerações de profissionais da Medicina na família, incluindo o filho, o neto e sobrinho-neto. Um dos precursores da cardiologia no Paraná, ele se formou em 1945 pela UFPR e integrou o primeiro grupo de conselheiros efetivos eleitos para cumprir função no período de maio de 1959 a novembro de 1963.

Durante jornada de 42 anos ele ocupou o cargo de professor titular de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná, sendo o responsável pela criação dos cursos de especialização e mestrado em Cardiologia da instituição. O Prof. Gastão foi, ainda, presidente da Associação Médica do Paraná (1966-67) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (1973-1976).

clique para ampliarclique para ampliarProf. Gastão Pereira da Cunha com os pares Laufran Villanueva e Mucio de Abreu Neto. (Foto: Arquivo.)

A família de médicos tem origem com Manoel Pereira da Cunha (CRM-PR 42), nascido em maio de 1891 e que se formou pela Universidade do Rio de Janeiro em 1918. Radicou-se em Rio Negro, divisa do Paraná com Santa Catarina, onde constituiu família e teve os filhos Cyro, nascido em julho de 1920, e Gastão, nascido em setembro de 1921. Na década de 30 mudou-se para Curitiba, onde desenvolveu intensa atividade em clínica médica e também na representatividade da classe, tendo sido presidente da Associação Médica do Paraná na gestão 1943-1944. Os dois filhos seguiram seus passos na Medicina e se formaram pela UFPR. Primeiro Gastão, em 1945, e depois Cyro (CRM-PR 43), em 1947. Quando da constituição do CRM-PR, em 1958, o pai e os dois filhos médicos fizeram parte dos profissionais que primeiro se registraram.

Sempre abnegado pela atividade escolhida, foi reverenciado como o melhor aluno de sua turma, recebendo o Prêmio Medalha Nilo Cairo da UFPR e, como era tradição, ganhou uma bolsa de estudos para se especializar. Foi para Argentina e obteve titulação em Cardiologia. Revezando-se entre a sala de aula e o atendimento em instituições como a Santa Casa e o Hospital de Clínicas, ele se dedicou à Medicina até seus 80 anos – tendo falecido aos 87, em 13 de maio de 2009. O amor pela profissão, herdado do patriarca, Dr. Manoel, passou para as gerações seguintes dos Pereira da Cunha.

Tradições na Medicina e Cardiologia

clique para ampliarclique para ampliarProf. Gastão e o filho Cláudio: carreiras idênticas. (Foto: Arquivo)

Cláudio Leinig Pereira da Cunha (CRM-PR 4.275), filho do Prof. Gastão, seguiu esses mesmos passos. Assim como seu pai, além de ganhar a Medalha Nilo Cairo por ter sido o melhor formando em Medicina pela Federal (em 1974), foi presidente da Associação Médica do Paraná e da Sociedade Paranaense de Cardiologia, além de professor titular na UFPR.

Mantendo a tradição da família, o filho Ricardo de Souza Pereira da Cunha (CRM-PR 19.657) formou-se em 2002 pela Universidade de Vassouras e também obteve título de especialidade em Cardiologia. Além da esposa do Dr. Claudio, também médica e cardiologista, dos médicos da família ainda está presente o Dr. João Pedro Villela Pereira da Cunha (CRM-PR 30.963), neto do Dr. Cyro.

clique para ampliarclique para ampliarO médico no início da carreira. (Foto: Arquivo.)

O Prof. Gastão Pereira da Cunha foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo CRM-PR em 1996, na passagem do Jubileu de Ouro. A homenagem no Dia do Médico alcançou outros grandes vultos a medicina paranaense, como os Dr. Acir Rachid, Laufran Villanueva, Mucio de Abreu Neto, Joaquim Vicente Xavier de Castro, Fani Frischmann Aisengart, Hermes Paciornik, Amur Ferreira e Cícero Tizzot Filho.

IMPORTANTE
O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.
Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios