09/04/2019
Um dos precursores da anestesiologia em Curitiba e professor da UFPR e PUC, ele integrou o primeiro corpo de conselheiros efetivos eleitos do CRM-PR
O médico e professor Ney Regattieri do Nascimento (CRM-PR 318) foi chefe do Serviço de Anestesia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, um dos fundadores da autarquia no Paraná e integrou o primeiro corpo de conselheiros eleitos para o mandato iniciado em maio de 1959. Era natural de Curitiba, nascido em 20 de março de 1923, único filho do casal Josephina Regattieri e Agostinho França do Nascimento, tendo crescido nos arredores da Praça 29 de Março. Ele faleceu na Capital paranaense no dia 15 de novembro de 2016, aos
D. Luiza e Dr. Ney Regattieri do Nascimento (Foto: Arquivo da família)93 anos.
Formado em dezembro de 1947 pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Ney Regattieri do Nascimento foi um dos pioneiros da anestesiologia em Curitiba (o primeiro médico a exercer com exclusividade a anestesia na Capital foi o Prof. Heinz Rücker, em 1945), Ele participou da fundação do Departamento de Anestesiologia da Associação Médica do Paraná, em 1953, que daria origem à Sociedade Paranaense da especialidade. Em 1961, integrou a primeira equipe de anestesiologia do então recém-criado Hospital de Clínicas da UFPR. Em 1998, o eminente médico e professor foi distinguido pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao alcançar 50 anos de graduação em Medicina.
O primeiro emprego do Dr. Ney foi na Companhia Seguradora Atalaia, época da construção da estrada Rio Negro-Lages, quando os acidentes com explosivos eram frequentes. Atuou também na Saúde Pública, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital de Clínicas, Clínica de Olhos Santa Luzia, Hospital Costantini e Maternidade Curitiba, além de ter se especializado como legista, trabalhando no IML, o Instituto Médico Legal. Com o título de especialista em Anestesiologia, foi preceptor da residência médica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que lhe prestou homenagem em 2002, e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná, onde ajudou a formar novas gerações com dedicação e competência.
Dr. Ney, em homenagem recebida na Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Arquivo)Conheceu o Brasil viajando a congressos e contribuiu com publicações, principalmente sobre a área de anestesiologia, cuja evolução acompanhou durante sua atuação.
Em maio de 1949, casou-se com Luiza Grein Nascimento, que havia conhecido logo após passar no vestibular. Tiveram quatro filhos (Maria Luiza, Ney Augusto, Zélia Maria e Jaci, que lhe deram oito netos enquanto em vida).
Em 2007, a Câmara Municipal conferiu ao Dr. Ney Regattieri do Nascimento o título de Vulto Emérito de Curitiba, em reconhecimento ao seu trabalho como um dos primeiros anestesiologistas da cidade, tendo exercido a profissão por 45 anos, na Santa Casa de Misericórdia, “sempre atuando em favor dos menos favorecidos, para garantir que a instituição mantivesse as características de caridade”, como consignado na homenagem que lhe foi prestada pela saudosa parlamentar Nely Almeida. “Fazendo nascer e vendo morrer, esse curitibano desenvolveu um senso humanitário que o tornou conhecido e admirado pelos seus colegas e pelas novas gerações que ajudou a formar”, reforçou na ocasião a vereadora.
Em 1998, o Dr. Ney tinha sido homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de formado com histórico exemplar.
VULTOS DA MEDICINA
O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.
Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.