09/04/2019

Homenagem aos Pioneiros: Prof. Ney Regattieri do Nascimento (CRM 318)

Um dos precursores da anestesiologia em Curitiba e professor da UFPR e PUC, ele integrou o primeiro corpo de conselheiros efetivos eleitos do CRM-PR

O médico e professor Ney Regattieri do Nascimento (CRM-PR 318) foi chefe do Serviço de Anestesia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, um dos fundadores da autarquia no Paraná e integrou o primeiro corpo de conselheiros eleitos para o mandato iniciado em maio de 1959. Era natural de Curitiba, nascido em 20 de março de 1923, único filho do casal Josephina Regattieri e Agostinho França do Nascimento, tendo crescido nos arredores da Praça 29 de Março. Ele faleceu na Capital paranaense no dia 15 de novembro de 2016, aos

clique para ampliarclique para ampliarD. Luiza e Dr. Ney Regattieri do Nascimento (Foto: Arquivo da família)

93 anos.

Formado em dezembro de 1947 pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Ney Regattieri do Nascimento foi um dos pioneiros da anestesiologia em Curitiba (o primeiro médico a exercer com exclusividade a anestesia na Capital foi o Prof. Heinz Rücker, em 1945), Ele participou da fundação do Departamento de Anestesiologia da Associação Médica do Paraná, em 1953, que daria origem à Sociedade Paranaense da especialidade. Em 1961, integrou a primeira equipe de anestesiologia do então recém-criado Hospital de Clínicas da UFPR. Em 1998, o eminente médico e professor foi distinguido pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao alcançar 50 anos de graduação em Medicina.

O primeiro emprego do Dr. Ney foi na Companhia Seguradora Atalaia, época da construção da estrada Rio Negro-Lages, quando os acidentes com explosivos eram frequentes. Atuou também na Saúde Pública, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital de Clínicas, Clínica de Olhos Santa Luzia, Hospital Costantini e Maternidade Curitiba, além de ter se especializado como legista, trabalhando no IML, o Instituto Médico Legal. Com o título de especialista em Anestesiologia, foi preceptor da residência médica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que lhe prestou homenagem em 2002, e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná, onde ajudou a formar novas gerações com dedicação e competência.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ney, em homenagem recebida na Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Arquivo)

Conheceu o Brasil viajando a congressos e contribuiu com publicações, principalmente sobre a área de anestesiologia, cuja evolução acompanhou durante sua atuação.

Em maio de 1949, casou-se com Luiza Grein Nascimento, que havia conhecido logo após passar no vestibular. Tiveram quatro filhos (Maria Luiza, Ney Augusto, Zélia Maria e Jaci, que lhe deram oito netos enquanto em vida).

Em 2007, a Câmara Municipal conferiu ao Dr. Ney Regattieri do Nascimento o título de Vulto Emérito de Curitiba, em reconhecimento ao seu trabalho como um dos primeiros anestesiologistas da cidade, tendo exercido a profissão por 45 anos, na Santa Casa de Misericórdia, “sempre atuando em favor dos menos favorecidos, para garantir que a instituição mantivesse as características de caridade”, como consignado na homenagem que lhe foi prestada pela saudosa parlamentar Nely Almeida. “Fazendo nascer e vendo morrer, esse curitibano desenvolveu um senso humanitário que o tornou conhecido e admirado pelos seus colegas e pelas novas gerações que ajudou a formar”, reforçou na ocasião a vereadora.

Em 1998, o Dr. Ney tinha sido homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de formado com histórico exemplar.

VULTOS DA MEDICINA

O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios