02/05/2019

Homenagem aos Pioneiros: Prof. Ruy Noronha Miranda (CRM 254)

Um dos principais articuladores para a constituição do CRM-PR, compôs o primeiro grupo de conselheiros eleitos. Professor, pesquisador, escritor, poeta e filósofo, deixou vasto legado em diversas frentes, em especial o trabalho em prol dos hansenianos

Ao longo de sua vida, o Prof. Dr. Ruy Noronha Miranda (CRM-PR 254) construiu uma história de dedicação à sociedade, seja por meio da Medicina, seja por várias outras frentes de trabalho que cultivou, como o magistério, a literatura, a poesia e a filosofia. Nascido em 29 de julho de 1914 na cidade de Porto Alegre (RS) e filho de militar, mudou-se ainda jovem à capital paranaense, onde construiu eminente carreira na Medicina, obtendo títulos de especialista em Dermatologia ‑ com área de atuação em Hansenologia ‑, Infectologia e Medicina Preventiva e Social.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Ruy Miranda. (Foto: Arquivo)

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em dezembro de 1938, Dr. Ruy foi um dos principais articuladores para a constituição do Conselho Regional de Medicina do Paraná, configurando entre os eleitos para o primeiro grupo de conselheiros efetivos. Assumiu a função de tesoureiro entre os anos de 1959 e 1961. Foi ainda vice-presidente da Associação Médica Brasileira e fundador da Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo aclamado o primeiro presidente da SBD-PR no ano de 1951.

Foi ainda presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, entre 1984 e 1986, e também da Regional Paraná da Sociedade. Em 1989, foi distinguido pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional na passagem dos 50 anos de exercício exemplar da atividade. Em 1967, tinha sido contemplado com o Prêmio Nacional de Leprologia do Brasil e, em 1971, com a medalha de ouro da Ordem do Mérito da Polônia.

 

clique para ampliarclique para ampliarFicha de inscrição no Conselho de Medicina. (Foto: Arquivo.)

Defesa da categoria médica

Dr. Ruy inscreveu-se no CRM-PR em 19 de agosto de 1958 (o início do cadastramento de médicos paranaenses e fornecimento de carteiras profissionais se deu em março daquele ano), tendo sido eleito conselheiro na primeira eleição da autarquia, realizada em outubro. No dia 30 de maio de 1959, tomou posse com os demais conselheiros eleitos no auditório da Reitoria da UFPR em momento histórico da Medicina no Paraná.

Defensor da categoria médica, contribuiu ativamente com as atividades do Conselho desde sua fundação, participando presencialmente de todas as eleições para o órgão. Em agosto de 2008, logo após ter completado 94 anos, em nobre gesto de civismo, participou da eleição presencial para eleger os conselheiros da gestão 2008/2013. Um dos primeiros médicos a receber o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, participou do vídeo motivacional “Vale a pena ser médico”, editado pela autarquia em 2004.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ruy e as reverencias da Fundação. (Foto: Arquivo)

Trabalho pelos hansenianos

Ainda no terceiro ano do curso de Medicina, Dr. Ruy Miranda teve o primeiro contato com a causa a qual defenderia com afinco ao longo das décadas seguintes: os pacientes portadores de hanseníase. Era a década de 1930, e o então acadêmico havia se voluntariado como interno do antigo Leprosário São Roque, em Piraquara (PR), referência à época no acolhimento de pacientes com lepra, como era conhecida a hanseníase.

Construída nos anos de 1920 pelo governo paranaense, o leprosário, que possuía capacidade para 500 leitos, era uma medida profilática para conter o avanço da doença na população. Em 1940, já formado médico, Dr. Ruy foi nomeado diretor do que se passou a chamar Hospital Colônia São Roque. Ali, residiu com sua esposa, a professora Hespéria Gradowski, e seus dois filhos, Ruy Paulo e Zea Regina, até o ano de 1946.

No ano seguinte, tornou-se professor de Dermatologia na UFPR, onde, na década de 1960, fundou o Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas. Dedicando-se especialmente ao estudo da hanseníase, foi ainda um dos fundadores do Centro de Estudos Leprológicos Souza Araújo (CELSA), onde atuou durante muitos anos como diretor e pesquisador.

Sua dedicação à causa dos hansenianos atraiu grupo de outros pesquisadores também interessados em combater a exclusão social causada pela doença, o que culminou na criação da Fundação Pró-Hansen, em 1990, da qual foi fundador e presidente honorário. Com atividades em pesquisa, ensino e assistência médico-social, atualmente a Fundação atende cerca de mil pacientes ao mês, sendo a grande maioria composta por pessoas em estado de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo sistema público de saúde.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ruy teve vida acadêmica intensa. (Foto: Arquivo)

Literatura, pesquisa e legado

Além de suas atividades ligadas diretamente à Medicina, Dr. Ruy foi também presidente da Academia Paranaense de Letras (1954-1956), onde ocupava a cadeira de número 25 e, durante mais de três décadas, manteve uma coluna semanal no jornal Gazeta do Povo. Com mais de 200 livros e artigos científicos publicados, Dr. Ruy colaborou significativamente para a pesquisa em hanseníase, como a publicação de trabalhos inéditos na Revista do Centro de Estudos Leprológicos relacionados ao fenômeno Mitsuda e ao tratamento da esporotricose.

De sua bibliografia, destacam-se ainda as obras: Em Viagem Pela Europa (1953); Viagem a Antártida (1978); Viagem Através da Vida (1981); e Quatro Pequenos Estudos (1981).

Ele faleceu em 27 de maio de 2010, já próximo de completar 96 anos, deixando a filha Zea Regina, netos e bisnetos. Em agosto de 2012, seu trabalho foi destacado pela Câmara Municipal de Curitiba, que aprovou unanimemente a indicação de seu nome a um dos equipamentos urbanos da capital, “para que não se percam fatos históricos que enriquecem a vida desta cidade”.

A Fundação Pró-Hansen registra materiais sobre a trajetória do eminente professor, inclusive com depoimentos em vídeo. Ver mais aqui.

VULTOS DA MEDICINA

O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

POEMA

Confira um dos poemas do Dr. Ruy Miranda:

O SONHADOR

 

Eu sonho acordado, eu sonho dormindo,

Com tudo que um dia eu quisera alcançar;

Com tudo que os homens proclamam que é lindo

Que são tantas cousas que eu quero lhes dar.

 

Eu sonho que o pobre se torna mui rico,

Que o triste se volta de novo a cantar,

Que aquele que chora, seu mal modifico

E me olha sorrindo em vez de chorar;

 

Que a fome de muitos se torna alimento

Que vem do infinito e cai sem cessar,

Que o enfermo que sofre na carne o tormento

O alívio bendito começa a provar.

 

Eu sonho que a dor do dolente, alivio,

Que o fraco eu transformo num bravo a lutar,

Que espinhos são flores... Assim, principio,

Ufano, acordado, de novo a sonhar:

 

Que as trevas são luzes que estão no caminho

Daquele que ainda não soube pensar,

E aquele vivente que andava sozinho

Recebe o conforto que todos vêm dar;

 

Que a fé que fugira de dentro de um ente

De volta lhe veio de novo alegrar,

E o ódio de muitos se vai, de repente,

Pois eles agora já sabem amar.

 

Senhor! Que lá no alto, humilde eu bendigo,

Enquanto não pode tudo isso nos dar,

Dá muitos poetas ao mundo e, comigo,

Permitas que vivam também a sonhar.

 

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios