19/12/2016

Homenagem às pioneiras da Associação das Mulheres Médicas

As Dras. Iracema Moreira Pazos, Helen Anne Butler Muralha, Saly Maria Bugmann Moreira e Enny Arlete Pioli Bassetti foram reverenciadas em solenidade que ocorreu no CRM-PR

clique para ampliar>clique
            para ampliarLuiz Ernesto Pujol, Chang Yen-Li Chain, Helen Anne Butler Muralha, Claudia Carrasco Aguilar, Enny Arlete Pioli Bassett, Saly Maria Bugmann Moreira e Iracema Moreira Pazos. (Foto: CRM-PR)

A Associação Brasileira das Mulheres Médicas - Seção do Paraná realizou na manhã do último sábado, 17, a reunião de encerramento das atividades de 2016, quando prestou homenagem a quatro pioneiras de grande relevância na trajetória da instituição fundada em 1960. Foram reverenciadas as médicas Iracema Moreira Pazos (com 70 anos de formada), Helen Anne Butler Muralha (com 62), Saly Maria Bugmann Moreira (com 58) e Enny Arlete Pioli Bassetti (com 66), todas de Curitiba e com histórico ético exemplar.

A solenidade ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná e contou ainda com palestra do médico, escritor e poeta Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki, que abordou o tema “A poesia nas viagens”. Membro da Academia Paranaense de Medicina e diretor cultural da Associação Médica do Paraná, Sérgio Pitaki também preside a Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/Paraná). Também houve o reforço de nova campanha de prevenção, desta vez feita contra o câncer de pele, dentro do “dezembro laranja”.

A reunião teve a coordenação da presidente da Associação, Claudia Paola Carrasco Aguilar, e da vice Chang Yen-Li Chain, que integram a diretoria empossada em outubro último. Foram mais de 40 os participantes, entre integrantes da Associação, médicos e também familiares das homenageadas. Dentre as ex-dirigentes maiores da organização representativas das médicas, marcaram presença as Dras. Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, Solange Borba Gildemeister, Du Su Ying, Virginia Merlin e Wilma Brunetti.

clique para ampliar>clique para ampliarDra. Iracema Moreira Pazos (sentada) recebeu o Diploma de Honra Mérito Ético pelos 70 anos de formada. Com ela, Luiz Ernesto Pujol, Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, Claudia Paola Carrasco Aguilar, Chang Yen-Li Chain, Solange Borba Gildemeister e Wilma Brunetti. (Foto: CRM-PR)

Após a leitura de histórico de cada uma das homenageadas, houve a entregua de uma orquídea. Mereceu uma reverência especial a Dra. Iracema Moreira Pazos, que foi distinguida pelo CRM-PR com o Diploma de Honra ao Mérito Ético, por ter completado 70 anos de formada. Quem entregou a comenda foi o presidente do Conselho, Dr. Luiz Ernesto Pujol, que assinalou estar se corrigindo um lapso na memória da autarquia, já que, ao atingir o Jubileu de Ouro, em 1996, a Dra. Iracema não foi homenageada porque estava afastada do exercício da Medicina havia alguns anos. As demais integrantes da Associação homenageadas – Dras. Saly Maria, Helen Anne e Enny Arlete – têm em seu currículo o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de formadas.

Com 95 anos, a Dra. Iracema constitui-se hoje numa das médicas mais longevas do Paraná. Ao fazer referência a ela, a ex-presidente da Associação Brasileira, ginecologista e obstetra Solange de Borba Gildemeister, manifestou a alegria de ter sido a responsável pelo parto, há poucos meses, do último dos sete bisnetos dela, a pequena Julieta.

Por sua vez, a presidente da Associação, Claudia Carrasco Aguilar, destacou o papel das pioneiras no alcance dos objetivos definidos quando da criação do grupo, como a maior inserção e protagonismo da mulher na profissão e o desenvolvimento de campanhas profiláticas e de prevenção de doenças. Na época, somente entre 2 a 3% dos médicos formados eram do sexo feminino. Desde 2010, as mulheres já são maioria entre os que se graduam em Medicina. Apesar de a proporção de homens ainda ser maior entre os inscritos nos Conselhos, dentro de poucos anos essa característica deve se inverter.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios