04/11/2021

Homenagem com Diploma de Mérito Ético alcança 12 médicos com destacada atuação em Londrina

A solenidade, que teve a sua primeira edição há 36 anos, ocorreu em 17 de outubro e teve ainda a entrega da Medalha de Lucas e a reverência à memória das vítimas da Covid-19

A tradicional solenidade do Dia do Médico de 2021 foi realizada no dia 17 de outubro. Em sua 36ª edição, o evento do Conselho Regional de Medicina do Paraná foi virtual pelo segundo ano consecutivo, atendendo assim às recomendações sanitárias em meio a pandemia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Aquimário, com a esposa. (Foto: Álbum da família)

Com transmissão pelo canal YouTube (arquivo está no Portal), a cerimônia teve na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Ao todo, em 2021, foram 12 os médicos com atuação em Londrina a integrar o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro e que servem de exemplos aos que ingressam na formação ou se iniciam na profissão. O grupo de londrinenses inclui professores e pioneiros em suas especialidades.

São eles os Drs. Aguimário Pereira Lafaiete, Francisco Gregori Junior (cirurgião vascular), Francisco Pires de Oliveira (pediatra, hematologista, patologista e citopatologista), José D’Oliveira Couto Filho (gineco-obstetra, mastologista e oncologista clínico), Júpiter Villoz Silveira (homeopata), Leonardo Thomaz de Aquino Filho (oftalmologista), Luciano Alves Façanha (cardiologista), Luiz Lupi (psiquiatra), Orley Baena Ferraz (otorrinolaringologista), Paulo Zifchak (gineco-obstetra), Renê Gomes Sanchez (pediatra) e Roberto Palma Spinoza (médico do trabalho).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Couto Filho com o colega Jesus Ceribelli. (Foto: Álbum da família)

O Dr. Aguimário Pereira Lafaiete (CRM-PR 3.168), formou-se em dezembro de 1971 pela Universidade de Pernambuco, estado onde nasceu. Veio para o Paraná logo após obter o título, radicando-se em Londrina. Coube à esposa Cidinha entregar as comendas ao médico, que fez agradecimento pela “bela homenagem”.

O ginecologista e mastologista José D’Oliveira Couto Filho (CRM-PR 5.055) formou-se em 1971 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). Fez mestrado e doutorado e hoje é diretor clínico e chefe do Departamento de Mastologia e Ginecologia Oncológica do Instituto de Câncer de Londrina. É professor titular da Universidade Estadual de Londrina, cidade onde se radicou em meados dos anos 1970. Na cerimônia restrita de comemoração pelo Jubileu de Ouro, o homenageado recebeu o Diploma de Mérito Ético e o cristal pelas mãos do Dr. Jesus Roberto Ceribelli.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Roberto Palma, com a esposa. (Foto: Álbum da família)

O médico do trabalho Roberto Palma Spinoza (CRM-PR 3.119) tem graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É autor de importantes trabalhos em sua especialidade e prestou serviços em várias municipalidades. Na comemoração dos 50 anos de formado, realizada em família, a esposa Wania Alfieri Palma e a filha Isabela Alfieri Palma fizeram a entrega das comendas.

O psiquiatra Luiz Lupi (CRM-PR 4.029), que é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, teve a participação dos colegas médicos Drs. Carlos Alberto de Almeida Boer (CRM-PR 4.174) e Magda Inês Zani Ibrahim (CRM-PR 17.373) na cerimônia comemorativa do Jubileu de Ouro, quando exibiu o Diploma de Mérito Ético e o cristal recebidos. O Dr. Lupi atua no Paraná desde 1975.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Orley (dir.) com os irmãos Odete e Osman, que é médico. (Foto: Álbum da família)

O otorrinolaringologista Orley Baena Ferraz (CRM-PR 4.229) também é formado em 1971 pela PUCPR. Comemorou os 50 anos de formado, com o recebimento das comendas do Conselho ao lado da esposa, a advogada Alini Daniela Ferraz, e dos irmãos Odete Ferraz, que é psicóloga, e de Osman Simei Baêna Ferraz, também médico (CRM-PR 2.340) e que há três anos foi homenageado com idênticas honrarias. O Dr. Orley foi professor por 30 anos na Faculdade de Medicina da UEL e na faculdade de fonoaudiologia da Unopar. O histórico do médico indica que, após a residência, fez especialização como bolsista do governo francês na Fundação Portmann, em Bordeaux (1974). Ele aparece entre os pioneiros em endoscopias nasais e laríngeas do Norte do Paraná (1993) e o departamento de audiologia da clínica que leva o seu nome fez as primeiras cirurgias de implante coclear e de prótese auditiva osteoancorada na mesma região paranaense (2007). Ele coordena a Clínica Orley Ferraz desde 1975.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Júpiter (esq.) e Dr. José Luís de Camargo. (Foto: Álbum da família)

Formado em dezembro de 1971 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Dr. Júpiter Villoz Silveira (CRM-PR 3.086) é especialista em homeopatia. Concentrou toda a sua carreira profissional no Paraná. Em Londrina, foi um dos fundadores da Casa do Caminho, instituição filantrópica de relevância para a região. Em reconhecimento a esse trabalho médico-social, em 2003 ele já tinha sido homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. A comemoração do Jubileu de Ouro, agora com o recebimento do Diploma de Mérito Ético-Profissional, teve a participação do gineco-obstetra José Luís de Oliveira Camargo (CRM-PR 2.631), que foi diretor da Regional do Conselho e da Associação Médica de Londrina e já foi distinguido com a honraria pelos 50 anos e formado.

O renomado cirurgião cardíaco e professor Francisco Gregori Júnior (CRM-PR 4.492) também integra a relação de profissionais com atuação em Londrina que receberam este ano o Diploma de Mérito Ético. Formado pela Universidade Estadual Paulista Mesquita Filho, tem em seu currículo a participação em mais de 330 eventos científicos e a apresentação de centena de meia de trabalhos, além da publicação de 20 livros. É o criador do Anel Protético Gregori-Braile – utilizado em todo o mundo na correção da válvula mitral, além de outros dispositivos e de várias técnicas cirúrgicas. O médico participou de mais de 26 mil cirurgias cardíacas até hoje e está em plena atividade, como destacado recentemente, ao assumir o departamento de Cirurgia Cardíaca do Instituto Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama. Também músico e poeta, com CDs e livros publicados, o Dr. Gregori recebeu a homenagem pelas mãos do filho, o também médico George Ferreira Gregori (CRM-PR 44.601), que igualmente integrou a afamada Gregori’s Heart Band, que fez muito sucesso no interior no período de 2003 a 2017.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Gregori com o filho médico. (Foto: Álbum da família)

A solenidade

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi.

Um dos destaques da cerimônia foi a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, já que concentrou praticamente toda a sua carreira profissional em defesa da infância saudável e da proteção a crianças com deficiência e em situação de risco (saiba mais AQUI). A entrega ocorreu no ambiente familiar, com a presença das três filhas e dos netos da homenageada, que se constitui assim na 18ª personalidade a receber a comenda, instituída em 1996 e inspirada no apóstolo Lucas, o padroeiro dos médicos.

clique para ampliarclique para ampliarLuiz Lupi e a Dra. Magda Ibrahim. (Foto: Álbum da família)

A exibição do Hino Nacional foi acompanhada de imagens da época da formação dos médicos e outras associadas a eles, como da posse de Gerson Zafalon Martins como presidente do CRM-PR, ele integrante do grupo que comemora o jubileu de ouro. Ainda durante a solenidade foi prestada reverência a todos os médicos falecidos neste 2021, muitos deles em consequência da Covid-19. Um mosaico com mais de uma centena de fotos foi exposto enquanto era respeitado o minuto de silencia em memória dos médicos falecidos.

Houve ainda o momento musical, com apresentação ao piano da clássica “Sonata ao Luar”, de Beethoven, pelo médico, professor e músico Valderílio Feijó de Azevedo. Membro da Academia Brasileira de Reumatologia e músico de prestígio internacional, com participação nas bandas Beatles Again e Heyah, o Dr. Valderílio também dirigiu mensagem de congratulações a todos os médicos do Estado, exaltando seu papel em momento tão difícil.

O Paraná conta hoje com 31.447 médicos ativos, sendo que 2.815 têm Londrina como seu domicílio.

O CRM-PR compartilha as fotografias que foram enviadas pelos médicos homenageados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios