16/10/2020

Hospitais Marcelino e Cajuru comemoram Dia do Médico de forma diferente

Em ano atípico por causa da pandemia, instituições criam ação inédita para homenagear profissionais do corpo clínico

“Uma homenagem sem aglomeração, mas cheia de afeto”. Assim está sendo celebrado o Dia do Médico pelos profissionais de Saúde dos hospitais do Grupo Marista, de Curitiba. Comemorada em 18 de outubro, neste ano a data ficará marcada não apenas pela pandemia do novo Coronavírus, mas por uma ação sinérgica promovida pelos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, incluindo os residentes e professores da Escola de Medicina da PUCPR que atuam nos hospitais.

clique para ampliarclique para ampliarCardiologista Camila Hartmann. (Foto: Divulgação)

Por meio de diversas iniciativas em plataformas digitais, como o Telegram, os profissionais estão sendo impactados diariamente, desde o início do mês de outubro, por mensagens inspiradoras, denominadas "Injeção de Ânimo". Nessa ação, os hospitais compartilham o perfil de médicos de seu corpo clínico com destaque para hobbies, inspirações e curiosidades, que vão além da rotina médica.

Além disso, foram produzidos vídeos com profissionais vinculados às instituições em duas frentes. Em uma delas, chamada "O Som que nos Toca", músicas foram interpretadas pelos membros do corpo clínico. Como, por exemplo, a cardiologista Camila Hartmann, médica da Qualidade do Hospital Marcelino Champagnat e professora da Escola de Medicina da PUCPR, que canta Vilarejo, clássico de Marisa Monte.

Já na ação "Ampliando Horizontes", foram produzidos conteúdos técnicos, nos quais alguns convidados mostraram conhecimento complementar à atuação na área médica, desbravando algumas áreas, como finanças e marketing digital. E, para enriquecer ainda mais, o chef Guilherme Guzela produziu vídeos exclusivos para o projeto, ensinando receitas de pratos pensados para os próprios médicos executarem em casa.

Também fazem parte das ações histórias em homenagem aos médicos. Com o tema "#gratidão", foi criado um podcast com cartas enviadas por pacientes, mostrando a importância do trabalho desses profissionais.

Além disso, a celebração é marcada por um manifesto emocionante, com a seguinte mensagem: “A gente respira medicina. Dia e noite vivemos pela saúde. Trabalhamos duro para continuar histórias que não conhecemos. Para que abraços sejam sempre de alegria. Para que pessoas continuem próximas. Trabalhamos por corações que não estão em nosso peito. Mas que fazem o nosso pulsar mais forte. Inspiramos confiança. Expiramos o orgulho da nossa escolha. Afinal, somos contagiados pela vida. E se nossas mãos hoje não podem se tocar, elas se estendem como nunca à sua profissão, Médico do Hospital Marcelino Champagnat. Reconheço seu trabalho, Agradeço sua dedicação, Valorizo sua presença”.

Para reforçar a importância da empatia e da solidariedade, será realizada uma campanha de arrecadação denominada Solidariedade em Dose Dupla, na qual serão arrecadadas doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre elas pacientes do Hospital Universitário Cajuru.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios