26/02/2023

Hospital Costa Cavalcanti, de Foz, forma sete integrantes da 5ª turma de médicos residentes

Os médicos estão sendo certificados nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, neonatologia e radiologia e diagnóstico por imagem. Programa já formou 28 especialistas desde 2016

A Comissão de Residência Médica (COREME) da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, realizou mais uma solenidade de conclusão dos Programas de Residência Médica. A 5ª turma de residentes se formou na noite do dia 25 de fevereiro, no Espaço Imperium.

Neste ano, foram sete formandos das especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Desde 2016, quando o programa foi implantado, já concluíram o processo 28 médicos especialistas de várias partes do país.

clique para ampliarclique para ampliarSolenidade de formatura dos residentes do HMCC. (Foto: Divulgação)

O conteúdo da Residência Médica prioriza a prática, com cerca de 90% de atividades práticas, com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, assistência clínica contínua e terapia intensiva e 10% de parte teórica. "Orgulho, reconhecimento e gratidão são meus sentimentos neste momento", destacou a coordenadora da COREME, Dra. Danielle Freitas.

Para o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, o aprendizado não se encerra na solenidade de formatura. "Como médicos precisamos estudar constantemente. Valorizem a equipe multidisciplinar que caminha ao nosso lado, e sobretudo, não se esqueçam de olhar para seus pacientes, tocá-los, ouvi-los, essas são prioridades independente das especialidades que atuamos", frisou o diretor após parabenizar os formados.

Já o diretor-superintendente do Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, lembrou dos movimentos para montar os primeiros programas de residência do HMCC. "E tenho orgulho de falar que desde o início, trabalhamos para formar profissionais para atuarem em nossa cidade, em nosso hospital, para cuidar das pessoas que necessitam da nossa assistência", enfatizou o superintendente que agradeceu aos preceptores da COREME e frisou: "compartilhar conhecimento é uma atitude nobre, parabéns a todos", finalizou Fernando.

Parabéns aos formados

Dra. Yasmin Santa Catharina (Anestesiologia), Dra. Fernanda Snovarski (Cardiologia), Dr. Luciano Godoi (Cardiologia), Dra. Kátia Pinto (Ginecologia e Obstetrícia), Dra. JessiKa de Carvalho (Ginecologia e Obstetrícia), Dr. Gustavo Rodio (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), e Dra. Evelyn Ortiz (Neonatologia).

A represente dos formados, Dra. Fernanda, em um discurso emocionante disse: "Educação salva vidas. E com isso tenho muito orgulho em dizer que entregamos medicina de qualidade aos nossos pacientes. Obrigada à instituição, aos nossos preceptores, familiares e colegas residentes, que ajudaram a tornar a caminhada mais leve".

Novos residentes

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º de março, 12 novos médicos entram para o Programa de Residência Médica do HMCC, nas áreas de Anestesiologia, Ginecologia / Obstetrícia, Medicina Intensiva, Radiologia / Diagnóstico por Imagem, Cardiologia e Cirurgia Oncológica. A Fundação conta ainda com uma vaga remanescente para o processo de Neonatologia e uma para Cardiologia, com edital aberto. (www.hmcc.com.br).

Fonte: Portal da Cidade/Foz do Iguaçu

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios