20/11/2018

Hospital Marcelino Champagnat promove o IV Simpósio de Neurologia

O tema abordado será sobre o estado de mal epiléptico, crises não convulsivas; evento será nesta quinta-feira (22)

O Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Marcelino Champagnat promove nesta quinta-feira (22), o IV Simpósio de Neurologia. O tema abordado será: estado de mal epiléptico, crises não convulsivas.

O estado de mal epiléptico é uma emergência neurológica com alta morbidade e mortalidade de até 20%. Enquanto estado de mal convulsivo é de rápido diagnóstico, o estado de mal não convulsivo (EMNC) tem uma semiologia mais sutil e frequentemente só pode ser diagnosticada através do eletroencefalograma. Estima-se que cerca de 10% de todos os pacientes em estado crítico apresentem EMNC. 

Em consonância com o Padrão Internacional de Qualidade JCI, o Hospital Marcelino Champagnat reconhece a importância desse tema e apresenta o IV Simpósio de Neurologia. A proposta é reunir grandes especialistas para abordar o tema e apresentar a conduta adotada pela equipe de Neurologia da Unidade Coronariana e Neurovascular (UCN). O evento é voltado à classe médica, acadêmicos e profissionais da saúde e as inscrições podem ser feitas até dia 21 de novembro. 

Confira a programação: 

19h00 | Welcome Coffee

19h30 | Abertura 
José Octávio Leme Neto, Diretor Geral do Hospital Marcelino Champagnat 

19h40 | Estado de mal epiléptico - semiologia clínica 
Palestrante: Dra. Tallulah Spina Tensini - Residência em Neurologia e Neurofisiologia Clínica com ênfase e epilepsia pela UFPR; Professora de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe; Mestre em Medicina Interna pela UFPR; Médica da Equipe de Neurologia e Cardiologia do Hospital Marcelino Champagnat.

20h10 | O papel do eletroencefalograma no diagnóstico e manejo terapêutico
Palestrante: Dra. Patrícia Coral - Médica da Equipe de Neurologia e Cardiologia do Hospital Marcelino Champagnat; Especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Medicina do Sono.

20h40 | Tratamento medicamentoso do estado de mal epiléptico
Palestrante: Dra. Luciana de Paula Souza - Médica da Equipe de Neurologia e Cardiologia do Hospital Marcelino Champagnat; Mestre na área de concentração epilepsia; Neurologista responsável pelo Programa de Reabilitação para pacientes portadores de Lesões Encefálicas Adquiridas (LEA).

21h10 | Perguntas e discussão  
Palestrante: Dr. Francisco Manoel Branco Germiniani; Formado em Medicina pela UFPR; Residência em Neurologia e Epilepsia e EEG no HC-UFPR; Membro dos Grupos de distúrbios de Movimento e Doenças Cerebrovasculares do HC-UFPR; Responsável pelo Ambulatório de Espasticidade do HC-UFPR e Vice-presidente da APCNEURO.

21h50 | Encerramento.  

Serviço:

Local: Hospital Marcelino Champagnat Auditório 2 do Hospital Universitário Cajuru (Acesso pela recepção central do Hospital Marcelino Champagnat - Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 - Curitiba, PR)
Inscrições limitadas e gratuitas até 21 de novembro: cepi@hospitalmarcelino.com.br 
Informações: (41) 30877929

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios