30/11/2021

Hospital Psiquiátrico de Maringá realiza em dezembro processo seletivo para residência médica

Serão duas vagas com duração de três anos. Período de inscrições vai de 13 a 23 de dezembro e o programa tem aval da Comissão Nacional de Residência Médica

O Hospital Psiquiátrico de Maringá, através de sua Comissão de Residência Médica (COREME), torna público que no período de 13/12/2021 a 23/12/2021 estará recebendo inscrições para o Processo Seletivo da Residência Médica para o ano de 2022. São ofertadas duas vagas para a especialidade de psiquiatria, com duração de três anos.

O processo está em conformidade com a Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, com as resoluções CNRM nº 02 de 27 de agosto de 2015 e nº 4 de 23 de outubro de 2007, suas  complementações e demais deliberações da Comissão Nacional de Residência Médica / Ministério da Educação (CNRM/MEC).

O edital e a ficha de inscrição para os médicos interessados podem ser conferidas no site do Hospital (AQUI).

Entrega de documentos

A ficha de inscrição preenchida, bem como cópias dos documentos exigidos no edital e o comprovante do pagamento da inscrição, poderão ser entregues diretamente no HPM, na Rua Antônio Carniel 665, Zona 05, Maringá – PR, CEP 87015-330, ou encaminhados via Correios para o mesmo endereço.

Dúvidas, entrar em contato com a Secretaria da COREME do Hospital Psiquiátrico de Maringá. Telefone: (44) 3029-4211.

Residência aprovada

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) aprovou a Residência em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), reconhecendo a qualificação da instituição também no ensino. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo MEC, mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977.

No HPM, o médico residente terá o acompanhamento do corpo clínico do hospital e a vivência de situações reais da psiquiatria. O programa será coordenado pelo diretor técnico do hospital, médico psiquiatra Dr. Paulo Vecchi Abdala.

Desde 2001 o hospital é unidade complementar de ensino em parceria com a UEM (primeira residência em Psiquiatria do interior do estado) e com a Uningá, desde 2014.

Hoje o hospital é Serviço Hospitalar de Referência Estadual em Saúde Mental e referência também em ensino, formando anualmente mais de 600 estagiários das áreas médicas em convênio com as principais instituições de ensino.

Fundado em 1962, o hospital desenvolve importante trabalho no acolhimento, tratamento e recuperação de pacientes com transtornos mentais e dependência química. “O HPM construiu uma história de dedicação à saúde mental, ao ser humano e à inovação, sendo, por exemplo, o primeiro hospital psiquiátrico a adotar o criar artístico, dentro da terapia ocupacional, como complemento ao tratamento psiquiátrico. E hoje, com muito orgulho, damos mais um passo com a residência”, enfatiza a presidente da instituição filantrópica, Maria Emília Parisotto Mendonça.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios