21/05/2020

Hospital Psiquiátrico de Maringá tem novas internações suspensas por 30 dias

Instituição esclarece que hospital não está interditado; Santa Casa de Londrina também emitiu nota de esclarecimento sobre surto de Covid-19 em funcionários

O Hospital Psiquiátrico de Maringá emitiu nota nesta quinta-feira, 21, na qual esclarece que não está interditado. A instituição afirma que estão suspensas, por prevenção, apenas novas internações pelo prazo de 30 dias. A nota ressalta que todos os pacientes com Covid-19 encontram-se em ala de isolamento, totalmente separada das demais. Os funcionários que fizeram o exame e testaram positivo para Covid-19 foram afastados para cumprir a quarentena em isolamento domiciliar. 

O hospital possui 208 funcionários, contando com corpo médico de 23 profissionais. Do total, 31 funcionários, entre médicos, equipe de enfermagem, higienização e administrativo, testaram positivo. Todos estão assintomáticos até o momento, em isolamento domiciliar. A instituição ressalta que os demais funcionários, mesmo estando assintomáticos, realizaram o exame e testaram negativo, já tendo retornado ao trabalho. 

A nota afirma ainda que o hospital segue rigorosamente todas as normas emanadas das autoridades sanitárias, propiciando a assistência hospitalar segura para todos que necessitam dos cuidados da entidade. Informa também que todos os funcionários estão devidamente orientados e paramentados, de forma a evitar o contágio pelo novo coronavírus. 

Como medidas de prevenção implementadas desde o dia 15 de março, a instituição cita a suspensão por tempo indeterminado das visitas aos pacientes hospitalizados; das atividades coletivas do Departamento de Educação, também por tempo indeterminado (estagiários); das reuniões presenciais, exceto em casos de extrema necessidade; das visitas de apoiadores, representantes de laboratórios; entre outras. 

O hospital ressalta que foi mantido o atendimento médico a familiares por telefone, sendo que o Serviço Social aumentou a frequência do contato via telefone dos pacientes com suas famílias. Mais informações: (44) 3029-4211.

Santa Casa de Londrina

A Santa Casa de Londrina também emitiu nota de esclarecimento sobre o surto de Covid-19 identificado na instituição. Segundo a instituição, a superlotação e a chegada de paciente positivo para a Covid-19, mas sem diagnóstico da doença, desencadearam o problema, apesar de todas as precauções internas em andamento. 

Foram afastados temporariamente 95 dos 1.480 funcionários por suspeita de Covid-19. Entre eles, 15 testaram positivo para a doença, sendo que os demais aguardam o resultado do exame. Um dos funcionários com teste positivo está internado. Na semana anterior, o número de afastamentos era de 38 funcionários.

Segundo a Santa Casa, o aumento repentino de casos ocorreu devido à superlotação do Centro de Emergência e Trauma (CET) e a chegada de um paciente por fratura que estava com o novo coronavírus, porém sem diagnóstico. O paciente foi isolado ao manifestar os sintomas da Covid-19, mas, segundo a instituição, "apesar de todas as medidas de precaução, a proximidade física dos pacientes no CET, devido à superlotação, culminaram com a contaminação de funcionários e pacientes".

A instituição afirma que o setor que tem capacidade máxima para 12 pacientes chegou a ter 52 nos últimos dias. "A superlotação é um problema crônico. Com a pandemia piorou porque o que era feito pelos três hospitais terciários de Londrina agora é feito por dois", explicou o médico infectologista do Centro de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa, Walton Tedesco Junior. 

O médico lembra que o HU está exclusivo para Covid-19 e patologias para as quais é a única referência na região. Assim, Santa Casa e Evangélico dividem todo o atendimento aos demais casos de Londrina e região (traumas, vítimas de agressão, AVC, infarto e outros). Também ressalta que até o momento não houve nenhuma falta de equipamentos de proteção aos funcionários da Santa Casa.

Com o surto, o CET foi interditado no fim de semana dos dias 16 e 17 de maio. Nesse período, pacientes tiveram alta, outros foram transferidos e os demais realocados dentro da própria Santa Casa. A instituição afirma que o ambiente foi desinfetado com lavagem completa e reaberto com demarcações delimitando distância segura entre as macas, além da determinação de capacidade máxima de 12 pacientes. Para que o CET fosse interditado, a Santa Casa contou com a retaguarda do HU e do Hospital Evangélico para Siate e Samu.

Segundo a Santa Casa, todos os funcionários da equipe multiprofissional que apresentam sintomas passam por consulta e fazem exames, sendo afastados conforme o protocolo. Os profissionais assintomáticos também estão sendo testados, graças à disponibilização de mil testes rápidos pelo município de Londrina. A instituição afirma que tomará novas medidas a partir dos resultados.

Atualmente, 11 pacientes estão internados na Santa Casa de Londrina com suspeita de Covid-19, dos quais cinco foram confirmados. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios