01/07/2010

Hospital do Trabalhador lança campanha para prevenção de acidentes com material biológico


Mil acidentes por ano é o número de acidentes com material biológico que o Hospital do Trabalhador (HT), tem atendido na região de Curitiba. Diante deste cenário a unidade iniciou a campanha "Segurança para quem cuida de pacientes", para reduzir o número de ocorrências. A campanha, de iniciativa do HT, será estendida a todos os hospitais de Curitiba e repassado as 22 regionais de saúde do Paraná.


Esse tipo de acidente inclui lesões em que o profissional pode ser contaminado com alguma doença pelo o contato com secreções do paciente. No ano passado foram registrados, no Estado, 6.800 acidentes. Em Curitiba, dos mil registrados no ano passado, 43% foram com profissionais de enfermagem, 28% com médicos e 15% em laboratórios. Dos acidentes ocorridos em hospitais de Curitiba, 39% foram na enfermaria ou quarto, 27% no centro cirúrgico e 8% no pronto-socorro.


"Queremos conscientizar os profissionais sobre a importância de incorporar no seu dia a dia uma atitude segura e de uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Existe tratamento pós-exposição para aqueles que tiverem contato com possível fonte de infecção, e que deve ser procurado imediatamente", aconselha a responsável pelo Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção do HT, Heloisa Garcia Giamberardino. De acordo com ela, muitas vezes a falta de informação contribui para que os casos de acidentes continuem em fase crescente.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios