05/04/2019

Humanização na saúde é tema de podcasts

Projeto desenvolvido por estudante de Medicina da UFPR tem como objetivo contribuir para uma formação médica humanizada, trazendo semanalmente relatos e experiências de profissionais da área

clique para ampliarclique para ampliarProjeto foi criado por estudante de Medicina da UFPR e lançado no início de 2019. (Foto: Divulgação)
O Medfulness é um podcast educativo lançado no início de 2019 e que visa contribuir para uma formação médica humanizada, com foco no aprimoramento da relação médico-paciente. Semanalmente os interessados recebem, via Whatsapp, um novo episódio, com foto, nome e currículo do convidado da vez – que pode ser um médico, dentista, psicólogo, enfermeiro, entre outros - e um áudio (com uma média de 10 a 15 minutos de duração), por meio do qual relata experiências, aprendizados e iniciativas positivas utilizada na construção de um relacionamento saudável com os pacientes.

“Na faculdade temos uma grade muito técnica e acabamos não tendo o preparo necessário para lidar com o paciente de forma mais empática. Se falta uma escuta cuidadosa, vai faltar adesão ao tratamento. Por isso queremos impactar positivamente a formação dos acadêmicos de Medicina, trazendo relatos de diferentes profissionais que perceberam como a humanização fez diferença na sua vida e na efetividade do atendimento prestado”, explica o fundador do projeto, Augusto César da Silva, aluno do 1º ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná.

Voltado inicialmente aos acadêmicos, o grupo hoje conta com 157 participantes, entre estudantes e médicos, e já foram divulgados nove episódios. Para participar basta acessar o link http://bit.ly/2G6Trdq. Também é possível seguir o projeto no Instagram (@medfulness) e no Facebook (@medfulners).

Documentário

Nesta sexta-feira, 5 de abril, o projeto lançou o documentário “Um olhar sobre o outro: a humanização do cuidado”. Ele conta a história do senhor Cláudio, um paciente em fase terminal. Há cinco anos foi diagnosticado com câncer ósseo em estágio avançado por todo o corpo e, há cerca de três anos, desenvolveu o Alzheimer, perdendo a memória de uma vida toda. Desde então, não fala, não anda e depende integralmente dos cuidados oferecidos pela sua família, que não mede esforços para dar a ele todo conforto e dignidade, exemplificando em cada cuidado o verdadeiro significado de empatia.

Confira o vídeo:


Episódios anteriores

Confira os episódios já divulgados e, caso queira, solicite o envio pelo número (34) 9-9228-7836.

Episódio #1
21/01/2019
Acupuntura: há milênios tratando o indivíduo como um todo
Por José Geraldo Auerswald Calomeno: médico cirurgião especialista em Gastroenterologia

Episódio #2
31/01/2019
Hipnose terapêutica na humanização da saúde
Por Manoel Gonçalves: cirurgião dentista e hipnoterapeuta

Episódio #3
07/02/2019
Psicologia e humanização em saúde: como visitar o lugar do outro?
Por Michelle Castro: psicóloga clínica e hospitalar

Episódio #4
15/02/2019
Salutogênese na medicina integrativa: um novo paradigma em promoção de saúde
Por Juarez Furtado: médico pediatra

Episódio #5
21/02/2019
Medicina do Estilo de Vida: reestabelecendo o alicerce da saúde
Por Luiz Carlos de Oliveira Jr.: médico psiquiatra

Episódio #6
28/02/2019
Ressignificando o olhar sobre a prática clínica e o profissional de saúde
Por Omar Neto: enfermeiro cardiovascular

Episódio #7
08/03/2019
A importância da sensibilidade na adaptação do tratamento em pacientes com necessidades especiais
Por Renato Carvalho: cirurgião dentista com especialidade em pacientes com necessidades especiais

Episódio #8
14/03/2019
Medicina integrativa e o impacto da inteligência artificial na saúde
Por Acylina Barros: médica especialista em Clínica Médica e coach em saúde integrativa

Episódio #9
29/03/2019
O ser humano por detrás da realidade conflituosa na medicina atual
Por Ana Valéria Ramirez: médica especialista em Nutrologia

* * *

Sobre o fundador do Medfulness

Augusto César da Silva nasceu em Araxá, Minas Gerais, 1997. Vive atualmente em Curitiba. É acadêmico de Medicina da UFPR, poeta e tradutor da poesia de Jotie T’Hooft. Fundador da página “Clarice Lispector: Obra e História” e do evento anual “Clarice Lispector e a Bruxaria do Jardim Botânico”. É Jovem Embaixador, selecionado pela embaixada dos EUA, em 2014. Foi colaborador do programa do IFT-UNESP, “International Masterclasses: hands on particle physics”, entre 2014 e 2015. Foi destaque literário, em 2015, no volume 122 da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. Tem publicações em diversas antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores e na Folha de São Paulo - UOL. Recém publicado na R.Nott Magazine, na revista Plástico Bolha e no livro “Concurso Literário Médicos do Paraná 2018”. Foi embaixador do III CBMED/I COEMED-SP e é fundador dos projetos “Liga Acadêmica de Genética Médica da UFPR” e do “EAT-Brazil/UFPR”, projeto apoiado pela Harvard Medical School. Como Alumni, desenvolve atualmente trabalhos voluntários pela USBEA-PR, visando a diminuir as desigualdades sociais, promover a inclusão das minorias e mediar a criação de novas políticas públicas voltadas para elas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios