23/03/2021

I Congresso de Direito Médico da Unicuritiba será realizado nos dias 7 e 8 de abril

Evento ocorre como homenagem ao Des. Miguel Kfouri Neto, um dos mais renomados especialistas da temática no País. Questões atuais estarão em debate, como responsabilidade civil em tempos de Covid-19

O I Congresso de Direito Médico da Unicuritiba será realizado por videoconferência nos dias 7 e 8 de abril. O evento ocorre em homenagem ao Desembargador Miguel Kfouri Neto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e uma das maiores autoridades no Brasil sobre o tema.

De acordo com os organizadores, estarão em destaque debates contemporâneos, técnicos e jurídicos acerca das novas perspectivas da Medicina no campo do Direito. Renomados especialistas participam como palestrantes e mediadores, dentre eles o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, João Pedro Gebran Neto, autor, dentre outras obras, do livro “Direito à Saúde – Análise e Luz da Judicialização”.

O presidente do Conselho de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida, fará a palestra de abertura da atividade do dia 8 pela manhã. O tema será “Defesa do profissional de saúde em processos ético-profissionais” e também terá a fala do Prof. Dr. Jorge Rufino Ribas Timi, que é médico e advogado. Na mesma data, a partir das 21h, o painel VIII, de encerramento, terá o 1.º vice-presidente do CFM e também conselheiro do CRM-PR, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e ainda o Prof. Dr. Eduardo Dantas. Eles vão abordar “Direito à objeção de consciência versus omissão de socorro”.

Gratuita e com inscrição prévia, a conferência será feita via Sympla Streaming (é necessário ter o Zoom instalado). Para saber mais ou se inscrever, clique AQUI.

I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO - UNICURITIBA

PROGRAMAÇÃO

07/04/2021

08h30: Painel I

Painel de Abertura + Acesso a medicamentos de alto custo e Judicialização da Saúde

Palestrantes: Prof. Dr. Fernando Alcântara Castelo, Procurador do Paraná e Chefe da Procuradoria de Saúde, e Prof. Dr. José Luiz Toro da Silva, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Suplementar e advogado da Toro Advogados.

Presença especial e Mediação: Dr. João Pedro Gebran Neto, desembargador do TRF 4.ª Região.

10h30: Painel II

Auditoria médica, planos e a relação médico-paciente

Palestrantes: Dr. Marlus Volney de Morais e Dr. Olavo Fettback Neto

19h00: Painel III

Direito à Morte Digna e Cuidados Paliativos

Palestrantes: Prof. Dra. Débora Gozzo e Prof. Dra. Luciana Dadalto

Mediação: Prof. Fernanda Schaefer Rivabem

21h00: Painel IV

Direito Médico e Tecnologia

Palestrantes: Rafaella Nogaroli e Prof. Dra. Maria de Fátima Freire de Sá

08/04/2021

08h30min: Painel V

Defesa do profissional de saúde em processos ético-profissionais

Palestrantes: Dr. Roberto Issamu Yosida e Prof. Dr. Jorge Rufino Ribas Timi

Mediação: Prof. Luiz Gustavo de Andrade

10h30: Painel VI

Responsabilidade Civil e Covid - 19

Palestrantes: Prof. Dr. Nelson Rosenvald, membro do MP de MG e pós-Doutor em Direito Civil, e Prof. Dr. Phillipe Fabrício de Mello, assessor jurídico da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná.

Mediação: Amanda Cristina Paulin.

19h00: Painel VII

Médico residente e regime de responsabilização

Palestrantes: Prof. Dra. Yasmin Aparecida Folha Machado, integrante do Grupo de Pesquisas de Direito da Saúde e Empresas Médicas (coordenado e dirigido pelo Prof. Dr. Des. Miguel Kfouri Neto), e Dr. Rosires Pereira de Andrade, professor titular de Reprodução Humana da Universidade Federal do Paraná e presidente da Comissão Nacional Especializada de Violência Sexual e Interrupção da Gestação Prevista em Lei da Febrasgo (desde 2016).

21h00: Painel VIII (de encerramento)

Direito à objeção de consciência versus omissão de socorro

Palestrantes: Prof. Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, 1.º vice-presidente do CFM, e Prof. Dr. Eduardo Dantas, especializado em Direito da Saúde,

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios