13/11/2019

I Convenção Paranaense dos Estudantes de Medicina reúne principais entidades médicas

Evento foi realizado nos dias 8 e 9 na Universidade Positivo, em Curitiba, com a presença de representantes da AMB, CRM-PR, AMP, Sogipa e Simepar, entre outras

clique para ampliarclique para ampliarEvento ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro na Universidade Positivo, em Curitiba (Foto: Divulgação)
A Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED BR) realizou, em parceria com a Associação dos Estudantes de Medicina do Paraná (AEMED PR), a I Convenção Paranaense dos Estudantes de Medicina (COPAREM) nos dias 8 e 9 de novembro na Universidade Positivo. Durante os dois dias de evento, 90 participantes e 19 palestrantes discutiram temas que não são abordados com frequência na grade curricular, mas são necessários à formação médica.

A mesa de abertura foi composta pela diretora acadêmica da Associação Médica Brasileira (AMB), Dra. Maria José Maldonado; pelo conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa), Dr. Jan Pawel Andrade Pachnicki; pelo presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Dr. Nerlan Tadeu; pela secretária-geral do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), Dra. Claudia Paola; e pelos acadêmicos Lucas Henrique Faidiga, presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Paraná (AEMED PR) e Milena Palma, presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED BR).

clique para ampliarclique para ampliarConselheiro do CRM-PR, Dr. Jan Pawel, participou da mesa de abertura do evento (Foto: Divulgação)
Durante a abertura, o presidente da AMP, Dr. Nerlan Tadeu, destacou a preocupação das entidades com o aumento do número de escolas médicas, o abandono das vagas de residência médica no Estado do Paraná e a importância do conhecimento das entidades médicas e autarquia. O conselheiro do CRM-PR, Dr. Jan Pawel, proferiu palestra no segundo dia de evento sobre as implicações éticas e responsabilidades que os estudantes precisam ter ainda durante a graduação. 

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos foi outro tema abordado nas palestras, com aula ministrada pela Dra. Raquel Heep, que alertou os estudantes sobre a grande quantidade de diagnósticos de depressão entre os profissionais médicos e estudantes de Medicina. A síndrome de burnout e o acidente de trabalho ainda na academia foi o tema da aula ministrada pela Dra. Rosylane Mercês, presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e conselheira do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) e Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios