17/03/2011

I ENCM - Primeiro dia da reunião debate modelos de gestão do SUS

O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2011 (I ENCM 2011) teve início nesta quarta-feira, dia 16, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). Participaram da reunião representantes de todos os conselhos regionais do país, que discutirão até a próxima sexta-feira (18) temas interesse para a categoria e para a saúde pública brasileira. O grupo pretende avaliar aspectos relacionados à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e à formação e inserção do profissional no mercado de trabalho. Também serão abordados os encaminhamentos para a paralisação nacional dos médicos ligados aos planos de saúde, previsto para o dia 7 de abril.

No primeiro dia de debate, os participantes se dedicaram à discussão com respeito aos modelos de gestão do SUS. Hoje, quinta-feira (17), será realizada uma conferência sobre os determinantes sociais da saúde. O palestrante convidado é o cardiologista Geniberto Paiva Campos. Na sequência, os conselheiros participarão de debate sobre o processo de formação dos médicos e o mercado de trabalho da categoria. A rodada será coordenada pelo vice-presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima. A mesa terá como secretário o conselheiro Gerson Zafalon Martins. Como expositores foram convidados, o secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Milton de Arruda Martins; o presidente da Federaçao Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Jayme Carvalhaes; e o médico Élcio Luiz Bonamigo.

Representam o Paraná no I ENCM 2011 o presidente, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, o vice-presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, o secretário-geral, Hélcio Bertolozzi Soares, a tesoureira, Roseni Teresinha Florencio, o corregedor-geral, Alceu Fontana Pacheco Júnior, o corregedor-adjunto, Roberto Issamu Yosida e a conselheira, Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke.



Conselhos de Medicina se posicionarão sobre a terceirização da saúde pública


O posicionamento oficial dos Conselhos de Medicina sobre a terceirização dos serviços públicos de saúde foi defendido pelos participantes do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2011 (I ENCM 2011). Os 200 representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) concordaram sobre a necessidade dessas entidades se posicionarem sobre o assunto, inclusive para a orientação da classe médica.


O tema é considerado polêmico. Alguns dos participantes do I Encontro afirmaram ver na terceirização, feita com ética e responsabilidade, um caminho para melhorar a gestão e o funcionamento da rede pública de saúde, que enfrenta uma grave crise na maioria dos Estados. No entanto, para outros, essa transferência na responsabilidade pelo gerenciamento das unidades de saúde abre as portas para a proliferação de problemas, como a desvalorização do trabalho médico e é fruto do subfinanciamento do setor.


Mas em alguns pontos os participantes do encontro concordam: qualquer proposta de mudança na gestão dos serviços de saúde deve levar em conta aspectos como o financiamento do setor, a qualidade do atendimento à população, o respeito ao trabalho médico e as peculiaridades de cada região. Após os debates que se estenderam durante o dia, foi formada uma comissão para elaborar proposta de posicionamento dos Conselhos de Medicina. O texto será submetido à avaliação do plenário do I Encontro.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios