05/03/2008

I ENCM realiza palestras sobre Atividades extracurriculares X exercício ilegal da profissão


Aspectos referentes às atividades extracurriculares dos estudantes de medicina e o exercício ilegal da profissão também tiveram espaço durante as palestras e debates do I ENCM. O tema foi abordado pelo Presidente do Cremepe, Carlos Vital, e pelo representante da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e coordenador do Curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Ipojucan Calixto Fraiz (foto).


Na ocasião, os palestrantes ressaltaram a importância da supervisão e do controle das atividades extracurriculares praticadas pelos acadêmicos de medicina. "Esse trabalho deveria ser realizado por todos. Tanto pelos profissionais e estabelecimentos de saúde, quanto pelas instituições de ensino", afirma o representante da ABEM e coordenador do Curso de Medicina da UP, Ipojucan Calixto Fraiz.


Ele destacou, ainda, que algumas medidas simples podem ser adotadas pelas escolas de medicina, com objetivo de conscientizar os alunos sobre o papel das atividades extracurriculares e as implicações da prática ilegal da profissão. Entre elas, a introdução de disciplinas de Ética e Bioética; a inserção do aluno na rede básica de atendimento e hospitais durante todos os anos do curso; diversificação dos cenários de aprendizagem; e o controle e registro das atividades extracurriculares.


Para o presidente do Cremepe e representante da ABEM, Carlos Vital, a troca de papeis entre médicos e estudantes em alguns estabelecimentos de saúde é praticado, principalmente, para conter custos. "Essa situação se reflete na assistência inadequada de atendimento ao paciente", analisa.


Resolução- Um exemplo de medida reguladora sobre o uso do trabalho do estudante de medicina, citada por Vital no debate, é a Resolução 158/ 2000, do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). Ela determina que os estabelecimentos que desejarem receber estudantes devem estar cadastrados no Conselho. Ao todo são oito artigos que regulam a atividade e a relação estagiário x estabelecimento de saúde.





Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios