16/02/2009

I Encontro de Delegados, Representantes Regionais e Conselheiros do CRMPR promove integração com o interior

No dia 14 de fevereiro, delegados, representantes regionais e conselheiros do CRMPR estiveram reunidos pela primeira vez, na sede da Casa do Médico, em Curitiba, para debater as principais questões relacionadas ao funcionamento da entidade e suas atribuições na defesa do exercício ético da medicina. O evento intitulado I Encontro de Delegados, Representantes Regionais e Conselheiros do CRMPR contou com a presença aproximadamente 150 participantes, que acompanharam oito palestras conduzidas por membros da diretoria e conselheiros do CRMPR.


A primeira delas foi ministrada pelo presidente do CRMPR, Miguel Ibraim Hanna Sobrinho, que apresentou um breve histórico do Conselho e em seguida explicou a missão, principais atribuições e funções da entidade. O presidente informou, ainda, que o CRMPR possui convênio com o Ministério Público do Paraná, que estabelece cooperação mútua visando a adequada prestação de serviços médicos ao cidadão. O vice-presidente do CRMPR e responsável pela coordenação das Delegacias Regionais e pelo Departamento de Processo-Consulta (DEPCON), Carlos Roberto Goytacaz Rocha, explicou as competências do setor, dando destaque ao fluxo das consultas. Na sequência, a conselheira Marília Milano Campos abordou suas atribuições como secretária-geral e detalhou as responsabilidades do Departamento de Administração (DEADM).


A tesoureira Roseni Florencio apresentou uma visão geral das despesas e receitas do CRMPR, atividade que compete ao Departamento Contábil Financeiro (DECFI). Na oportunidade, ela informou que a Assembléia Geral para prestação de contas ocorre em 2 de março, na sede do CRMPR. O conselheiro Donizetti Dimer Giamberardino Filho destacou ações do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP) e falou sobre o Projeto de Integração DEFEP - DEREGS, que consiste em instruir médicos fiscais e conselheiros para promover cursos de capacitação em Comissões de Ética Médica nas Delegacias. Outro dado apresentado foi do relatório anual de atividades do DEFEP. O levantamento mostra o número total de ações de fiscalização nos anos de 2007 (704 fiscalizações) e 2008 (1016 fiscalizações), o que significa um acréscimo de 43% nos trabalhos desenvolvidos pelo setor no período.


As exposições da conselheira Keti Stylianos Patsis sobre o trabalho fiscalizador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), do conselheiro Zacarias Alves Filho sobre objetivo da Comissão de Qualificação Profissional (CQP) e do conselheiro Alexandre Bley sobre como funciona a Corregedoria, abertura de sindicâncias, processos ético-profissionais e penalidades encerraram a série de palestras.


Na oportunidade, conselheiros do CRMPR também realizaram um julgamento simulado. Os presentes acompanharam de perto todas as etapas de um julgamento ético e puderam, inclusive, formular perguntas sobre o caso fictício.


Carterinhas

A partir deste ano todos os Conselheiros e Delegados terão carteirinha que identificará a função que prestam junto ao CRMPR. A coleta de digitais e fotos para a confecção do documento foi iniciada durante o I Encontro de Delegados, Representantes Regionais e Conselheiros do CRMPR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios