III Curso de Atualização em APH - 4º Módulo

Sede, em Curitiba

O Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR, em parceria com o SIATE CURITIBA/SMS/SESA e com a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), promove no dia 19 de junho, às 19h30, o 4º módulo do III Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar. Com o tema “Emergências Neurológicas”, o evento é aberto a médicos, estudantes de Medicina, socorristas emergencistas e enfermeiros e a participação pode ser presencial, na sede do Conselho em Curitiba, ou via web.

Para participar, preencha o formulário de inscrição no fim da página e informe o tipo de participação (presencial ou online). A transmissão online é disponibilizada no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Programação:

19h30 | Credenciamento

20h00 | Palestra: Esclerose Múltipla. O que o Emergencista deve saber
Palestrante: Dra. Mônica Koncke Fiuza Parolin (CRM-PR 10.250)

20h30 | Palestra: Pré-hospitalar - a chave para o tratamento do AVC
Palestrante: Dra. Viviane de Hiroki Flumignan Zetola (CRM-PR 11.898)

21h00 | Palestra: Que desmaio é esse? Diagnóstico diferencial de Crise Convulsiva
Palestrante: Dr. Luciano de Paola (CRM-PR 9.916)

21h30 | Palestra: Morte Encefálica. Como ter certeza no diagnóstico
Palestrante: Dr. Carlos Eduardo Soares Silvado (CRM-PR 5.101)

22h00 | Mesa de Debates
Moderador:
Moderador: Dr. Ricardo Cesar Geenen Accioly Pinto (CRM-PR 8.412)
Debatedores:
Dr. João Claudio Campos Pereira (CRM-PR 23.032)
Dr. René Augusto Guerra Coelho Avelleda (CRM-PR 17.098)

22h30 | Encerramento

* * * 

Conheça os palestrantes

Dra. Mônica Koncke Fiuza Parolin (CRM-PR 10.250)
Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnica Educacional Souza Marques (1982) com residência médica em Neurologia na USP de Ribeirão Preto (1986) e mestrado em Informática aplicado a área da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Fez parte do grupo de implantação do SIATE (1989), médica plantonista, instrutora do curso de socorristas e coordenadora de planejamento do SIATE - Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma - Secretaria Estadual de Saúde do Paraná até 2018. Médica neurologista. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurologia, Neuroimunologia, Pré-hospitalar, Emergência, Trauma e Saúde.

Dra. Viviane de Hiroki Flumignan Zetola (CRM-PR 11.898)
Professora Associada de Neurologia CHC - UFPR, Coordenadora do Serviço de Doenças Cerebrovasculares do CHC, Doutora em Neurologia pela USP e atual Diretora Científica da APCN.

Dr. Luciano de Paola (CRM-PR 9.916)
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), Residência Médica em Neurologia Clinica - Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná (1986-1988), fellowship em Neurofisiologia Clinica pela Universidade de Minnesota, USA (1991-1993), fellowship em Epilepsia pelo Minnesota Epilepsia Group, St. Paul, Minnesota, USA (1992-1994), Mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (1999), Doutorado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2017), Especialização em Neurologia Clinica e nas Áreas de Atuação em Neurofisiologia Clínica e Neuroimagenologia. Atualmente é médico contratado da Universidade Federal do Paraná, Chefe do Serviço de Epilepsia e Eletrencefalografia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e Diretor do Centro de Atendimento de Epilepsias (EPICENTRO), Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba-PR.

Dr. Carlos Eduardo Soares Silvado (CRM-PR 5.101)
Professor Associado de Neurologia - Universidade Federal do Paraná. Doutor em Medicina Interna - Neurologia UFPR. Título de Especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica - EEG. Chefe do Serviço de Neurologia - Hospital de Clínicas UFPR. Membro da Câmara Técnica de Morte Encefálica do CFM.

Moderador

Dr. Ricardo Cesar Geenen Accioly Pinto (CRM-PR 8.412)

Médico formado na UFPR; Residência Cirurgia Geral Hospital Clínicas da UFPR; pós-graduação em resgate aeromédico na Universidade Positivo; médico plantonista SIATE Curitiba desde 1990 sendo o atual diretor clínico do serviço; médico plantonista resgate Aeromédico SAMU /DOA PRF desde 2007 ocupando atualmente função de diretor clínico do serviço; Médico plantonista SIATE de São José dos Pinhais; esteve na coordenação do SAMU Curitiba unidades móveis desde sua formação em 2004 até janeiro de 2011.

Debatedores

Dr. René Augusto Guerra Coelho Avelleda (CRM-PR 17.098)
Professor de Cirurgia Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Professor da Pós Graduação em Neurocirurgia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba HUEM. Neurocirurgião do Serviço de Neurocirurgia e Endovascular do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Médico Intervencionista do Serviço Aeromédico do SIATE/SAMU GRAU Curitiba - Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas BPMOA.

Dr. João Claudio Campos Pereira (CRM-PR 23.032)
Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela UFPR; Professor do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe, nas disciplinas de propedêutica, trauma e emergência; Médico do SIATE – Curitiba; Médico do Resgate Aéreo do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas; Diretor médico do SAMU litoral; Diretor de recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - SOBRASA; Diretor médico da ABRES - Associação Brasileira de Resgate e Salvamento Médico do SAMU – Paranaguá; Instrutor do ATLS; Instrutor da Escola Estadual de Saúde do Paraná.

* * * 

Certificados
Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Confira as regras para obtenção.

* * * 

Serviço:
III Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar - 4° módulo: Emergências Neurológicas
Data: 19 de junho de 2019
Hora: das 19h30 às 22h30
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | (41) 3240-4077

Formulário de inscrição