07/08/2020

Impactos da pandemia na radiologia são abordados em palestra de vice-presidente Sul do CBR

Professor Dante Luiz Escuissato, da UFPR, foi o convidado da 63ª plenária temática. Edição seguinte, no dia 12, terá o presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica

A 63ª Sessão Plenária Temática do Conselho Regional de Medicina do Paraná foi realizada na tarde de quinta-feira (6), por webconferência, e teve como tema em destaque “Impactos da Pandemia na Radiologia”. O palestrante convidado foi o Prof. Dr. Dante Luiz Escuissato, membro da Sociedade de Radiologia do Paraná e Vice-Presidente Sul do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Ele é professor associado de Radiologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná e tem atuado no combate à Covid-19 no Hospital de Clínicas, que mantém importante estrutura de UTIs para acolher pacientes acometidos pela doença. Em sua análise, “a combinação clínica e da imagem pode aumentar a acurácia do diagnóstico das pneumonias virais”.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Dante, vice-presidente Sul do CBR. (Foto: Reprodução)

O CRM-PR tem realizado reuniões remotas com representantes das especialidades para conhecer a realidade de cada uma neste momento de enfrentamento do novo coronavírus. “Temos buscado o olhar de cada especialidade, o seu aprendizado com a doença, e assim evoluir no conhecimento”, esclarece o presidente do Conselho, Roberto Issamu Yosida. Psiquiatria, Reumatologia e Cardiologia foram algumas das especialidades que já tiveram participação nas plenárias, depois de evento coletivo realizado em maio. A próxima está agendada para 12 de agosto. O palestrante convidado será o Prof. Alfredo Benjamin Duarte da Silva, presidente da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Radiologia

O secretário-geral do Conselho, Luiz Ernesto Pujol, lavrou a ata da sessão, indicando que, em seguimento às palestras com especialistas, que trazem suas específicas visões e vivências durante a atual pandemia pelo SARS CoV-2, o Prof. Dante Luiz Escuissato apresentou aos conselheiros “interessantes aspectos obtidos em imagens pulmonares ‑ como radiografias e tomografias ‑ dos pacientes com Covid-19, principalmente as imagens em vidro fosco, geralmente bilaterais e periféricas, mais comumente em bases pulmonares, que na evolução da patologia mostram reticulação (‘pavimentação em mosaico’ nas áreas de opacificação).”

clique para ampliarclique para ampliarPainel de conselheiros presentes à plenária. (Foto: Reprodução)

Conforme observou o palestrante, pacientes com sintomatologia de Covid-19 que tenham elevação acentuada do D-dímero e com suspeita clínica de TEP, devem ser submetidos a angiotomografia pulmonar. Acentuou ainda que muitos trabalhos científicos têm surgido sobre as lesões pulmonares detectáveis através imagens, existindo a constatação de que, na verdade, muito ainda há que estudar e aprender sobre essa infecção pelo SARS CoV-2, que mostra um comportamento extremamente variado e imprevisível quando infecta humanos.

O Prof. Dante Escuissiato assinalou ainda que os médicos devem estar atentos de que dados clínicos e laboratoriais devem acompanhar as solicitações de exame de imagem aos serviços de radiologia, o que, sem dúvida, facilita muito a análise das imagens pelos médicos radiologistas. O palestrante agradeceu a oportunidade de trazer informações e de trocar experiências com os conselheiros que o questionaram, tendo ainda aceito a proposta do CRM-PR em divulgar aos médicos paranaenses aspectos elucidativos da interrelação Radiologia-SARS CoV-2.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios