23/11/2018

Implantes de próteses cardíacas via cateter são destaque no 18º CardioInterv

Evento será realizado em Curitiba, nos dias 29 e 30 de novembro, e vai reunir grandes nomes da Cardiologia Intervencionista

O tratamento de doenças estruturais do coração pela utilização de cateter é foco da 18ª edição do CardioInterv, um dos principais eventos científicos de Cardiologia Intervencionista do Brasil. O evento, realizado pelo Hospital Cardiológico Costantini, acontece na Capital paranaense nos dias 29 e 30 de novembro e reunirá palestrantes renomados. Dentre os destaques temáticos deste ano, as novas técnicas minimamente invasivas de implantes de próteses cardíacas.

“São procedimentos em quem não há a necessidade de abrir o peito do paciente para implantar as próteses, portanto, não as consideramos como cirurgia. O tratamento das lesões coronárias é realizado, cada vez mais, por meio de técnicas via cateter, tanto nas válvulas cardíacas quanto no apêndice atrial esquerdo”, destaca o diretor-científico do Hospital, Costantini Ortiz Costantino.

O médico lembra que procedimentos via cateter vêm sendo muito utilizados para reduzir os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas com arritmia cardíaca, chamada de fibrilação atrial. “Estes pacientes podem formar coágulos no apêndice atrial. Se estes trombos se desprenderem podem parar nos vasos cerebrais, causando um AVC. Para evitar a formação de coágulos, há a indicação de medicamentos anticoagulantes, que aumentam os riscos de sangramentos. Com o implante da prótese cardíaca no apêndice atrial é possível eliminar os anticoagulantes sem aumentar o risco de AVC”, explica.

Estas e outras técnicas atuais utilizadas no diagnóstico, mapeamento e tratamento de doenças cardiovasculares serão apresentadas e discutidas no CardioInterv pelos principais nomes da Cardiologia Intervencionista mundial. Dentre eles o professor e pesquisador na Columbia University, Gregg W. Stone, o especialista em Educação Cardiovascular, David R. Holmes Jr, o cardiologista pediatra, Ziyad Hijazi, e o médico espanhol, Eulógio Garcia.

“São quatro dos mais importantes cardiologistas do mundo, que vêm a Curitiba para trazer as mais modernas técnicas da Cardiologia Intervencionista e interagir com nossos profissionais, dando ainda mais destaque a este evento, que ao completar 18 anos celebra nossa maioridade científica”, avalia o médico Costantino R. Costantini, diretor-geral do Hospital Costantini.

O evento também contará com a presença do médico Marcelo Queiroga, presidente eleito para próxima gestão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e responsável pelos setores de Urgências e Emergências e de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa/PB.

Costantino lembra ainda que, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), somente em 2018, mortes por problemas relacionados ao coração e à circulação podem chegar a 400 mil. “Doenças cardiovasculares matam duas vezes mais do que todos os tipos de câncer juntos e três vezes mais do que doenças respiratórias”, alerta o médico.

Serviço:
18º Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista
Data: 29 e 30 de novembro
Local: Hospital Cardiológico Costantini
Endereço: Rua Pedro Collere, 890 - Vila Izabel - Curitiba/PR
Informações: (41) 3013-9267 ou info@cardiointerv.com

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios