20/09/2011

Inaugurada galeria dos presidentes do Conselho de Medicina

Novo painel recebe foto do Prof. Miguel Ibraim, que dirigiu a instituição de outubro de 2008 a maio de 2010.



Com a inclusão da foto do Prof. Dr. Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, foi inaugurada na noite de 19 de setembro a Galeria dos Presidentes do Conselho Regional de Medicina no hall principal da Casa do Médico, no piso S1. A solenidade ocorreu após a sessão plenária nº 2824 dos conselheiros e precedeu plenária temática sobre Bioética, que teve como palestrante o Padre Domenico Costella. Ele abordou os desafios da ciência versus a técnica do profissional médico.


O descerramento da fita da galeria e da cortina sobre a foto do último homenageado foi feita por Luiz Carlos Sobânia, ex-presidente do Conselho, e Carlos Roberto Goytacaz Rocha, o atual presidente, que fez a saudação e exaltou o trabalho empreendido pelo conselheiro Miguel Ibraim Sobrinho no período em que esteve na função diretiva, de outubro de 2008 a maio de 2010. Ao destacar o legado deixado pelo antecessor, Carlos Roberto Goytacaz Rocha agradeceu ainda a sua dedicação em prol das causas médicas.


Professor do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Miguel Ibraim Sobrinho recebeu a homenagem ao lado de familiares, aos quais agradeceu o apoio emprestado nesta jornada no Conselho de Medicina. Ele também falou sobre o aprendizado, a experiência e o fortalecimento de suas convicções éticas acerca da profissão. Confessou-se decepcionado por algumas situações, em especial por não ver realizada, ainda, a consolidação de um estádio mais promissor à profissão do médico, no que tange às condições de trabalho mais condignas.


Ainda em sua fala, o ex-presidente dirigiu especial agradecimento ao conselheiro-decano do CRM, Prof. Dr. Zacarias Alves de Souza Filho e ao ex-presidente Luiz Carlos Sobânia, que em 1988, no início de suas atividades profissionais e docentes no Hospital de Clínicas da UFPR, incentivaram-no a participar das atividades do órgão representativo de classe. Miguel Ibraim Sobrinho declarou-se orgulhoso de, a partir da oportunidade, ter contribuído para importantes avanços que se fizeram na profissão, como nos campos de propagação da ética e da educação continuada.



A galeria


O conjunto de painéis que retratam parte da história do CRM estava anteriormente hospedado no Plenário Wadir Rúpollo, no 2.º andar. Com a mudança, ganha mais visibilidade por estar em área de maior afluxo de pessoas pela proximidade do auditório Raquele Rotta Burkiewicz e Espaço Cultural. O Prof. Miguel é o 17.º presidente integrado à galeria do Conselho de Medicina. O primeiro painel é o Prof. Milton de Macedo Munhoz, que presidiu o CRM de junho de 1958 a maio de 1959. A seguir estão, dentre outros, João Vieira Alencar, que dirigiu o órgão de classe de maio de 59 a dezembro de 1961, e Abdon Pacheco do Nascimento, presidente de dezembro de 1961 a novembro de 1963, o qual, aos 101 anos, prestigiou no ano passado a solenidade do Dia do Médico, quando mais uma vez foi homenageado com Diploma de Honra ao Mérito.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios