28/03/2019

Inclusão escolar de crianças com deficiência é tema de reunião no CRM-PR

Representantes de entidades ligadas ao assunto estiveram na sede do Conselho na manhã desta terça-feira, 26. Será promovido evento de Educação Médica Continuada para debater as questões levantadas

clique para ampliarclique para ampliarReunião ocorreu na sede do CRM-PR. (Foto: Divulgação)
Os aspectos que envolvem a inclusão escolar de crianças com diferentes tipos e graus de deficiências, assim como as dificuldades que alunos e pais enfrentam quando precisam colocar em prática essas prescrições médicas foi assunto de reunião entre a diretoria do Conselho Regional de Medicina e representantes de entidades ligadas ao tema na manhã desta terça-feira, 26 de março, na sede do CRM-PR, em Curitiba.

“A inclusão de crianças com deficiência é algo novo e as escolas públicas têm encontrado dificuldades para atenderem todas as situações. Temos prescrições médicas indicando complementações terapêuticas que muitas vezes conflitam com especificidades que nem sempre são passíveis de atendimento por essas instituições de ensino”, explica o secretário-geral do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol. 

As indicações de terapêutica pedagógica e, consequentemente, da inclusão escolar, devem ser discutidas, antes da indicação médica, com os multiprofissionais envolvidos, evitando-se imposições no que tange ao melhor atendimento de cada caso.

Como forma de esclarecer o tema e também orientar os médicos que fazem o atendimento e encaminhamento dessas crianças, será promovido um evento dentro do programa de Educação Médica Continuada do Conselho, o qual será aberto também aos demais profissionais envolvidos em cada etapa do processo, como professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros. Os temas abordados no evento serão definidos conjuntamente pelas entidades presentes na reunião e deverá contar ainda com a participação de representantes das Secretarias de Estado da Saúde, da Educação e da Justiça/Família/Trabalho, Assembleia Legislativa, Sociedades de especialidades médicas e de outras categorias profissionais.

Participaram da reunião o vice-presidente do CRM-PR, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, o secretário-geral, Dr. Luiz Ernesto Pujol, o 1º gestor do Departamento de Fiscalização e conselheiros federal pelo Paraná, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, o Vereador de Curitiba e Diretor da Política da Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Côrtes, a Coordenadora de Garantia de Direitos, Quelen Silveira Coden, a Diretora de Políticas para Crianças e Adolescentes, Dra. Ângela Mendonça, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Dra. Luciana Linero, representando a Secretaria de Estado da Educação, Shirley Aparecida dos Santos, e a Câmara de Vereadores de Curitiba, Mônica Guimarães.
O mesmo grupo de trabalho já agendou reunião com o Conselho Regional de Psicologia para ampliar o debate sobre o tema. A reunião vai ocorrer na manhã de 11 de abril, na sede do CRP.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios