30/07/2009

Influenza A (H1N1) - Entidades reunidas em Cascavel decidem suspender aulas

Na noite da última quarta-feira, dia 29 de julho, estiveram reunidos para debater o href="http://www.sbmt.com.br/protocolo_manejo_vigilancia_influenza_15072009.pdf" target="_blank">Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza aproximadamente 70 médicos, residentes e acadêmicos de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Estado (Unioeste), representantes da Secretaria de Saúde, Prefeitura Municipal, Vigilância Epidemiológica, Promotoria de Justiça, hospitais e demais profissionais de saúde.

Ao término da reunião, realizada no auditório da Delegacia Regional do CRMPR em Cascavel, os presentes recomendaram a suspensão das aulas nas escolas da rede pública e privada, bem como universidades, o que já foi implantado. Houve ainda proposta de adequação de ala do Hospital Universitário para isolamento dos casos mais graves e implantação de uma central de atendimentos dos casos de gripe no município. Todas as medidas propostas têm como objetivo diminuir o risco de contágio e aumentar as possibilidades de atendimentos emergenciais e tratamento de pacientes contaminados ou com suspeita de terem contraído a doença.

As recomendações foram definidas em conjunto pelos presentes: o Diretor Regional da Delegacia do CRMPR em Cascavel, Marcos Menezes Freitas de Campos; Diretor da 10.ª Regional de Saúde, Marcos Tomazeto; médica da Vigilância Epidemiológica, Maria Fernanda Azevedo P. L. Ferreira; vice-prefeito de Cascavel, Jadir de Mattos; Secretário Municipal de Saúde, Ildemar Canto; a médica infectologista da Unioeste, Carla Sakuma Bredt; Promotor de Justiça da 9.ª Promotoria, Ângelo Mazzuchi; Diretor do Hospital Universitário da Unioeste, Vilson Dalmina; e o Diretor do Hospital São Lucas, Alexandre Lima.


Em Curitiba

Conselho de Medicina, Associação Médica do Paraná e algumas sociedades de especialidades envolvidas no tratamento da gripe A (Infectologia, Pediatria e Tisiologia e Doenças Torácicas) estiveram reunidas, na sede do CRMPR em Curitiba, no dia seguinte (30 de julho), para discutir o enfrentamento da pandemia.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) à população é evitar aglomerações e lavar as mãos frequentemente com sabão e água. Em caso de suspeita, é preciso procurar um médico.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios