14/04/2020

Informações úteis aos médicos e à população sobre uso da telemedicina durante a pandemia

Ferramentas estão permitidas de forma excepcional durante combate à COVID-19; assista ao vídeo do 1º vice-presidente do CFM e gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do CRM-PR

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade do uso de ferramentas de telemedicina para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Assim, a prática da telemedicina está permitida, excepcionalmente, durante esse período. Qualquer médico de qualquer especialidade poderá fazer seu uso, desde que observados seus limites éticos, além da infraestrutura tecnológica apropriada, considerando as normas técnicas referentes à guarda, manuseio, confidencialidade e garantia do sigilo profissional.

Assista ao vídeo do 1º vice-presidente do CFM e 1º gestor do Departamento de Fiscalizaçao do Exercício Profissional do CRM-PR, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho. 

 

De acordo com o CFM, a telemedicina poderá ser utilizada na atual situação de emergência, contribuindo dessa forma com a eficiência dos serviços médicos prestados. Para tanto, são previstas as ferramentas de teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta.

Teleorientação - Orientação e encaminhamento de pacientes. Consultas mais simples, podendo haver prescrição de receitas e emissão de atestados, desde que observados os requisitos técnicos, como assinatura digital e ferramentas que garantam o sigilo profissional.

Telemonitoramento - Ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência a distância dos parâmetros de saúde e/ou doença.

Teleinterconsulta - Ferramenta exclusiva para a troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

As demais orientações referentes à telemedicina, já regulamentadas pelo CFM, estão dispostas na Resolução CFM nº 1.643, de agosto de 2002, que define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios