02/05/2019

Instituto Aliança Contra a Hanseníase é inaugurado com a presença de autoridades e especialistas

Lançamento ocorreu na segunda-feira (29) no auditório do CRM-PR; instituição promoverá a conscientização sobre a doença e prestará assistência complementar aos pacientes

clique para ampliarclique para ampliarLançamento do Instituto ocorreu no auditório do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
Com a presença de autoridades políticas locais, apoiadores e especialistas, foi inaugurado na segunda-feira (29), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), o Instituto Aliança Contra a Hanseníase (AAL, do nome em inglês Alliance Against Leprosy), instituição sem fins lucrativos fundada para treinar médicos, promover a conscientização sobre hanseníase (popularmente conhecida como lepra) e prestar assistência complementar aos pacientes em todo o território nacional. 

Durante o evento, a médica dermatologista Dra. Laila de Laguiche (CRM-PR 31.295), fundadora da iniciativa, destacou o histórico da doença no mundo e explicou por que sua experiência na saúde a motivou a abraçar essa causa. “Nós temos condições de mudar esse cenário. Temos médicos, doentes, conhecimento e a solidariedade nata do brasileiro”, afirmou.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Laila de Laguiche, fundadora da iniciativa, destacou o histórico da doença no mundo e os motivos de sua adesão à causa (Foto: CRM-PR)
O presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), Dr. Claudio Guedes Salgado, também esteve presente e destacou a necessidade da visibilidade para a doença, que aparece no ranking das patologias negligenciadas no Brasil e no mundo. “Talvez o primeiro grande triunfo do instituto seja promover um aumento da estatística dos casos de hanseníase, porque é esse nosso maior problema: diagnóstico. Os números mostram uma queda da doença, mas na prática ela persiste”, alertou.

O arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo, prestigiou o lançamento do instituto e compartilhou sua história pessoal, revelando que já sofreu de hanseníase. “A dor no coração é maior que a dor dos nervos. Eu descobri que era preconceituoso quando tive que enfrentar o problema dentro de mim”, confessou. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também parabenizou a iniciativa pessoalmente.

CRM-PR, com informações do Instituto Aliança Contra a Hanseníase

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios