26/07/2019

Integração com estudantes e jovens médicos é uma das prioridades do Conselho

Membros de Comissão debatem o despertar de novas lideranças, nível de formação, residências médicas, inserção no mercado de trabalho e qualidade de vida, entre outros temas

A Comissão de Integração com Estudantes e Jovens Médicos do CRM-PR realizou reunião na noite de terça-feira (23) para traçar estratégias de atuação para este segundo semestre, tendo em destaque temas como formação e residências médicas, inserção no mercado de trabalho, qualidade de vida e atividades de orientação ética. O planejamento prevê novas agendas, inclusive com a participação de representantes de acadêmicos e também iniciantes na profissão. Esta aproximação é uma das prioridades da atual gestão.

A reunião teve como participantes os conselheiros Roberto Issamu Yosida, Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta, Úrsula Bueno do Prado Guirro, Tatiana Menezes Garcia Cordeiro e Victor Emmanuel Evangelista da Silva. Presidente do CRM-PR e coordenador da comissão, Roberto Yosida assinalou a importância de despertar novas lideranças no meio médico, enriquecendo o debate sob o olhar de suas vivências, dificuldades e anseios, além de fortalecer as mobilizações em prol das causas médicas.

clique para ampliarclique para ampliarAções para o segundo semestre foram analisadas pela Comissão de Integração com Estudantes e Jovens Médicos. (Foto: CRM-PR)

O Conselho do Paraná há muitos anos mantém iniciativas de educação ética e médica tendo os estudantes de Medicina como um dos alvos prioritários, como assinala o presidente. Neste contexto, todos os centros formadores e seus diretórios acadêmicos têm sido instados a colaborar, fornecendo os cadastros atualizados dos estudantes e permitindo, assim, pelo meio digital, a interação e plena alimentação com informações noticiosas, de orientação ética e de acesso a eventos que fomentem o conhecimento.

Além disto, como observa Roberto Yosida, muitas atividades presenciais, como os julgamentos simulados e palestras éticas, têm sido levadas ao ambiente acadêmico, contribuindo para que o futuro médico conheça as funções do conselho de classe, tenha melhor percepção sobre sua missão e zelo no exercício da atividade e estreite relações com colegas e profissionais de outras áreas. Na concepção do presidente, é importante ao jovem médico ser despertado também ao desafio de vir a participar como conselheiro ou delegado, trazendo energia e novas ideias para bem valorizar a Medicina e propiciar seus resultados positivos àqueles que a exercem e à sociedade.

A qualidade da formação médica é uma das preocupações do Conselho, sobretudo pela substancial expansão do número de escolas. O Paraná conta com 22 cursos e já se posicionou contrário à abertura do 23º, em Cornélio Procópio, de gestão estadual e que foi anunciado no governo passado, em 2018. Como avaliado na reunião, o processo de acreditação das escolas tende a ser importante instrumento balizador no ensino, num cenário em que os próprios estudantes terão papel preponderante. As residências médicas são outra pauta relevante nos debates, assim como a do ingresso do recém-graduado no mercado de trabalho e as armadilhas a que muitos ficam sujeitos pela precarização de vínculo. A carreira de estado para o médico é vista como caminho para suprir as carências no sistema público, sobretudo na carência assistencial que atinge as regiões remotas. A saúde e qualidade de vida de estudantes e dos profissionais é outro tema que vem sendo trabalhado.

Quem são

Todos os integrantes da Comissão de Integração têm importante papel na aproximação e orientação dos estudantes e recém-formados, bem como na discussão das questões inerentes à atividade médica. A conselheira Regina Celi Piazzetta, 2ª secretária do CRM-PR, atua na coordenação de Eventos Vitais do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e também é diretora científica da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa). A Dra. Úrsula Guirro é professora de Bioética e Cuidados Paliativos do curso de Medicina da UFPR. Os conselheiros José Knopfholz e Carlos Roberto Naufel Junior, que não puderam participar da reunião desta semana, também são professores de cursos médicos.

Os conselheiros Tatiana Menezes Garcia Cordeiro e Victor Emmanuel Evangelista da Silva foram convidados a participar dos debates da Comissão pelas funções estratégias que ocupam. Além de professora assistente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e diretora geral do Hospital Universitário Regional, a Dra. Tatiana é presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná, integrante da Comissão de Monitoramento e Avaliação dos Cursos de Medicina do MEC e conselheira da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Ex-diretor da Delegacia Regional de Foz do Iguaçu, o Dr. Victor está inserido nas discussões sobre o livre trânsito das profissões sob reflexo do Tratado de Assunção (Mercosul) e também da expectativa do impacto que representa o retorno de milhares de brasileiros que foram em busca de formação médica além-fronteira, em especial na região paraguaia da divisa com Foz.

Para sugestões

O Conselho Regional de Medicina do Paraná criou um endereço eletrônico exclusivo para recepcionar sugestões dos estudantes e recém-formados e, ainda, de qualquer médico interessado no debate de temas relacionados: jovemmedico@crmpr.org.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios